pub

Publicado a: 02/06/2015

Documentário Industrial Soundtrack For The Urban Decay estreia em Portugal

Publicado a: 02/06/2015

It basically showed how aggressive noise elements can become part of popular culture.” É o epílogo certeiro para um documentário que revolve as origens dos sons industriais até aos dias de hoje e como estes se embrenharam nas produções musicais contemporâneas. Industrial Soundtrack For The Urban Decay, de Amélie Ravalec e Travis Collins, tem estreia nacional marcada para Quinta-feira, às 21.30h, no auditório da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, no âmbito da 6ª edição da iniciativa Pré-Reforma.

Trata-se do primeiro filme a traçar a génese da música industrial, seguindo em viagem pelas cidades europeias e norte-americanas onde se deu o boom da revolução no séc. XVIII e pela emergência dos primeiros vanguardistas nas experimentações artísticas em torno de uma nova convivência entre humanos e máquinas.

O documentário apoia-se tanto em imagens gastas pelo tempo, como em depoimentos inéditos de autênticos pioneiros da música industrial, como Throbbing Gristle, Cabaret VoltaireGraeme Revell (dos SPK) e o compositor Boyd Rice (projecto NON), entre outros influentes nomes do género. Industrial Soundtrack… estreou mundialmente a 15 de Maio no BFI Southbank, Londres, e foi aclamado como um dos documentários mais importantes do presente ano.

O filme estreia em Portugal no evento Pré-Reforma, uma iniciativa semestral que tem como objectivo a mostra de trabalhos na área da performance, instalação, fotografia, vídeo, som e comunicações, com o apoio da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes. A complementar esta sessão, haverá posteriormente concerto com os Osso Exótico e antes pelas 19h, vários músicos participarão numa performance inédita no pátio de escultura com electrónica, gravações, fitas e outras ferramentas, utilizando o espaço, manipulando restos de materiais e algumas peças expostas. Individualmente cada projecto actuará entre 10 a 15 minutos e, no final, o colectivo fará uma improvisação sem limite de tempo.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos