pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Emilie Montarlot
Publicado a: 19/07/2025

Diálogo interdisciplinar e inclusivo.

Do teatro ao cinema, Festival Vapor anuncia mais actividades para a edição deste ano

Texto: ReB Team
Fotografia: Emilie Montarlot
Publicado a: 19/07/2025

O Festival Vapor, que acontece de 12 a 14 de Setembro no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, promete transformar a cidade num palco de fantasia colectiva, onde a cultura não se limita apenas aos concertos.

Esta semana, o certame anunciou mais uma série de actividades complementares ao seu programa, desde logo a estreia nacional de “Dragon Time”, da companhia francesa eliXir, um espectáculo pirotécnico que combina acrobacias, luz e fumo, tendo como protagonista um dragão mítico. No cinema, a parceria com o Planos Film Fest traz curtas-metragens que lançam um olhar de esperança sobre diferentes culturas.

Mas a dimensão comunitária é uma das grandes apostas desta edição. Projetos como o do Colectivo Espaço Invisível unem residentes, migrantes e imigrantes num espectáculo multidisciplinar que vai das artes visuais à dança, enquanto “refleƆtion”, de Alexandra Fernandes, convida jovens a reinterpretar o território através da fotografia e da ecologia. Até os mais pequenos têm espaço nesta utopia: a instalação “Mais Uma Volta… Mais Uma Viagem” recria um carrossel sustentável com móveis transformados em animais, onde adultos e crianças partilham uma viagem simbólica. Em colaboração com o Leirena Teatro, CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento e a Carruagem 23 – Artes do Entroncamento, o público será também convidado em diversos momentos a participar em acções performativas de rua que valorizam o trabalho artístico e comunitário.

Com ligação à música, o tema da inclusão recai sobre dois projectos distintos. Um deles é a estreia do Coro dos Comuns, de Bia Maria, que leva à letra o título do seu álbum de estreia, partindo da premissa que “cantar é para todos”, reunindo comunidades dos municípios de Constância e Entroncamento num exercício de canto livre e partilhado. Haverá também uma actuação por parte de jovens músicos ucranianos refugiados em Portugal, inserida na instalação “Mais Uma Volta… Mais Uma Viagem”.

Com bilhetes diários a 6€ e passes gerais a 15€ à venda online, o Festival Vapor tem já o seu cartaz fechado no que diz respeito às principais actuações musicais. Expresso Transatlântico, Selma Uamusse, Bateu Matou, Mão Morta, Sarah McCoy, forest, Bia Maria e Memória de Peixe são os nomes que passam pelos principais palcos do evento.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos