DJ Ride Scratch Locations: o diálogo entre a música e o Mosteiro da Batalha na estreia da nova série

[FOTO] Aidan Kless

DJ Ride estreou ontem uma nova série no seu canal de YouTube. Gravado no Mosteiro da Batalha, o primeiro episódio de DJ Ride Scratch Locations tem vídeo de Aidan Kless e uma rotina de scratch com um instrumental, intitulado “Volcano”, do artista francês Woodkid.

A solo ou na companhia de Stereossauro nos Beatbombers, o DJ e produtor das Caldas da Rainha é um dos nomes mais requisitados para actuações de norte a sul do país, o que não o impede de ser também dos mais activos no estúdio — tentem acompanhar as suas novidades em plataformas como SoundCloud ou Spotify. Este ano, a cereja no topo do bolo foi a apresentação na final da Eurovisão.

A premissa do projecto é simples, mas ambiciosa: “rotinas originais em locais emblemáticos”. O Rimas e Batidas aproveitou a ocasião para falar com Ride sobre a sua nova série de vídeos.

 



[A ideia]

“A ideia já surgiu há bastante tempo. Na realidade, o número ‘zero’ desta série de vídeos pode ser considerado o clip do remix dos ‘Verdes Anos’, filmado entre Lisboa, Nazaré e Cascais. Sempre quis pegar no material e ir para a rua, digamos assim, por um lado para fugir aos já vistos vídeos no estúdio, por outro lado para prestar homenagem a sítios icónicos e fazer algo musicalmente diferente.”

[A inspiração e o diálogo entre o som e o espaço]

“Essa é uma das ideias deste projecto: poder ter um diálogo entre a música e o espaço onde filmo, tem de haver algo que os una. Com esta primeira rotina, por acaso já tinha a parte musical feita há cerca de dois anos. No entanto, demorou muito a conseguir arranjar as autorizações necessárias, e disponibilidade para filmar, o que é normal nestes locais. Mas valeu bem a espera e este é, sem dúvida, o meu vídeo de scratch mais bem conseguido até agora. Já começámos a filmar o próximo, mas o processo já vai ser ao contrário: fui primeiro ao local buscar inspiração e estou neste momento a fechar a parte áudio.”

[A utilização de “Volcano” de Woodkid]

“Eu lembro-me que, quando ouvi pela primeira vez esta música do Woodkid, pensei logo que queria usá-la numa rotina, até porque é instrumental e é mais fácil de manipular e remisturar. Adoro o Woodkid, ele é brilhante em tudo o que faz, não sei como é que ele consegue conciliar fazer música tão boa, vídeos para outros artistas e também é designer gráfico, entre outras coisas.”

[O presente e o futuro]

“Tenho lançado várias faixas este ano, algumas delas passaram na BBC Radio 1 e lancei há uns meses o EP Noesis que chegou às mãos do DJ Shadow, que também passou uns temas. Neste momento estou a trabalhar em mais faixas e colaborações, estou envolvido também no álbum do Stereossauro que sai em breve, neste novo projecto DJ Ride Scratch Locations e outras coisas. Em relação a álbuns, prefiro agora ir lançando faixas soltas em labels de bass music e provavelmente um novo EP em breve.”

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team