pub

Publicado a: 18/05/2016

DJ Rhettmatic e Aloe Blacc lançam gratuitamente álbum perdido de 2004

Publicado a: 18/05/2016

DJ Rhettmatic é uma verdadeira lenda no mundo dos turntablists graças à sua ligação aos enormes Beat Junkies que incluem igualmente J Rocc, Shortkut, Melo D ou D-Styles. Aloe Blacc, por outro lado, afirmou-se como cantor soul de mão cheia usando a Stones Throw como trampolim para uma muito bem sucedida carreira internacional. Mas, como bem sabem todos os que conhecem Shine Through, o primeiro álbum da sua carreira, editado em 2006, Blacc começou por tentar afirmar-se como rapper antes de ter mostrado ao mundo a sua voz soul. O trabalho que acaba de ser editado por DJ Rhettmatic, Circa 2004: Blaccmatic, é uma pérola perdida nos arquivos que conta uma dúzia de anos e nos mostra o raro lado de produtor de Rhettmatic e o igualmente pouco conhecido lado de MC de Aloe Blacc. E está disponível para download gratuito.

O DJ dos Beat Junkies explica no texto que acompanha esta edição livre no Bandcamp que tem por hábito agradecer todos os anos aos fãs por alturas do seu aniversário com o lançamento de uma mix ou de algum projecto do seu arquivo, sempre em modo livre. Este ano, Rhettmatic lembrou-se deste projecto gravado em 2004, obteve as devidas aprovações junto de Aloe Blacc, que contribuiu sugerindo ideias para o título e para o artwork, e lançou um álbum que é um interessante e importante documento: não apenas lança luz sobre esta fase da carreira de ambos os artistas como nos permite vislumbrar um pouco mais de uma época específica da produção artística hip hop da Califórnia mais subterrânea.

Produzido sobretudo com uma MPC 2000, mas com pontual recurso a uma SP 1200, de acordo com o próprio Rhettmatic, este trabalho acabou por ficar encerrado nos arquivos. Aloe Blacc estava ligado ao projecto Emanon juntamente com outro grande produtor, Exile, mas nesta altura aproximou-se da esfera da Stones Throw e acabou por ser recrutado como artista solo por Peanut Butter Wolf. Por outro lado, Rhettmatic envolveu-se na criação do quarto álbum dos Visionaries, We Are The Ones, e isso significou que o trabalho realizado com Blacc acabou por ficar esquecido nos arquivos. O que teria sido uma pena, já que, mesmo com uma dúzia de anos em cima, este álbum mostra-nos dois artistas com vontade de explorarem, com produções de recorte clássico, elegantes mas com o estalo “boom bap” necessário para nos agarraram os ouvidos e com rimas de alguém que, percebia-se, tinha sede de se afirmar, misturando flows elegantes e palavras certeiras.

“Sinto-me afortunado por ter recebido a benção de Aloe para lançar este projecto que estão prestes a ouvir”, explica Rhettmatic. “Esperamos que apreciem esta cápsula do tempo e esta pequena nostalgia do nosso passado musical. E como diz o ditado… o resto é história”.

O álbum está disponível para download numa base “name your price” e existe em duas versões: uma “clean” e outra “dirty”. Escolham a que quiserem:


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos