Para celebrar o centenário do líder revolucionário Amílcar Cabral, que nasceu a 12 de Setembro de 1924 na Guiné-Bissau, Dino D’Santiago organiza esta quinta-feira — precisamente dia 12 — uma acção-manifesto que consiste numa exposição de desenhos da sua autoria, acompanhada de uma conversa e duas performances.
“Amílcar Cabral, Bu Mori Sedu” acontece na Crack Kids, em Lisboa, entre as 18 e as 21 horas, com entrada livre. A partir da sua série “Reciclagem Mental”, Dino D’Santiago irá expor pela primeira vez um conjunto de ilustrações em que tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos tempos, como forma de se reconectar com as suas raízes e de quebrar amarras e preceitos do passado — daí dedicar-se tanto, hoje, a desenhar rostos negros, uma vez que a influência dos padrões clássicos o afastaram da sua própria cultura e raízes na arte visual que começou por produzir, era ainda uma criança.
Esse processo de reconciliação e maturação serve como pontapé de partida para uma conversa com o mote “Representatividade da Cultura Afro Diaspórica”, que junta o artista às professoras Odete Palaré e Iolanda Évora, bem como à co-fundadora e directora executiva da associação Mundu Nôbu, Liliana Valpaços. “A ideia é apresentar como a academia tem trabalhado as questões da interculturalidade e da multiculturalidade no campo das artes contemporaneamente, por novos artistas, promotores e curadores”, pode ler-se no comunicado de imprensa, nesta que é uma iniciativa pan-africanista e que por si só dialoga com a visão e as causas que Amílcar Cabral tanto defendia.
O programa inclui ainda uma actuação das Batukadeiras Madame X e um DJ set de Umafricana. No local será servida uma cachupa solidária, cujas vendas irão reverter na íntegra para Cláudia Simões.
Há outra novidade relacionada com Dino D’Santiago. O músico natural de Quarteira participa no disco Forest Club, da artista e activista brasileira Kaê Guajajara, editado há poucos dias, na faixa “Encantados”. Trata-se de um projecto que mistura sonoridades brasileiras com electrónica e outros géneros, reunindo uma série de convidados.