Diamanda Galás tem planos para actuar em três palcos portugueses em Fevereiro de 2026. Os concertos estão agendados para dia 11 na Culturgest (Lisboa), dia 14 no Theatro Circo (Braga) e dia 18 na Casa da Música (Porto).
A digressão coincide com um momento de significativo renascimento criativo na carreira da artista. No próximo dia 1 de Novembro, Galás lançará a reedição remasterizada de um dos seus trabalhos mais marcantes, You Must Be Certain of the Devil (1988), bem como um novo registo ao vivo, De-formation: Second Piano Variations, uma intimista gravação a solo ao piano e à luz de velas. Estes lançamentos acontecem pela sua própria editora Intravenal Sound Operations e confirmam um período de notável produtividade, solidificando o seu legado como uma das vozes mais urgentes e inconfundíveis da música experimental e de vanguarda.
Desde o impactante álbum de estreia The Litanies of Satan (1982) até ao mais recente Broken Gargoyles, (2022), o trajecto da californiana de ascendência grega é um testemunho de uma coragem artística ímpar e inclui colaborações com gente como Iannis Xenakis, John Zorn ou John Paul Jones (dos Led Zeppelin). Ao longo do seu extenso repertório, Galás explorou temas sombrios como a doença, o genocídio e a condição humana com uma intensidade que é tanto confrontadora quanto redentora. Mais de quatro décadas após o início do seu percurso, estes três concertos em Portugal são uma oportunidade rara para testemunhar ao vivo o poder transformador de um ícone que continua a desafiar todas as fronteiras e convenções.