Um documentário do New York Times trouxe a sua luta ao pequeno ecrã; agora, o calvário de Britney Spears chega ao mercado editorial. Escrito pelo jornalista e crítico cultural Jeff Weiss, Waiting for Britney Spears é um estudo da artista pop em várias frentes: desde a sua vida pessoal conturbada até à sua carreira febril. A edição será da MCD Books, ainda sem data prevista.
A entrada da cantora na indústria musical, com “…Baby One More Time”, reinventou a ideia de ícone pop juvenil para o novo milénio. “Uma miragem de paz, prosperidade e pop maximalista luziam no horizonte”: a frase é da peça com que Weiss assinalou o 20º aniversário do segundo álbum de Spears, Oops… I Did It Again.
Aquilo que se seguiu, para além de singles recordistas de vendas e digressões esgotadas, é o que a MCD Books descreve como uma “queda trágica”. Em 2007, ano em que editou o aclamado disco Blackout, Spears sofreu um esgotamento nervoso, causado e potenciado por uma tempestade mediática de paparazzi e misoginia. Como resultado, Spears ficou sob a tutela legal e financeira do pai, Jamie, que controla os seus negócios desde 2008 – o que tem motivado protestos e uma longa batalha judicial, que o New York Times analisou no documentário Framing Britney Spears.
Waiting for Britney Spears, por sua vez, é descrito como “uma exploração sem precedentes da última grande estrela pop da América e o mundo que a usou”. Jeff Weiss, que assina o livro, é um jornalista de Los Angeles, Califórnia; gere o blogue Passion of the Weiss há 16 anos e escreve para uma panóplia de sítios (desde a Pitchfork e o The Guardian até à GQ e à revista New York).