pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2022

O talento local ao serviço de uma ideia comunitária.

Depois de Filadélfia, Detroit e Harlem, a Ropeadope vai até Chicago

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2022

Na última sexta-feira deste mês, a Ropeadope Records edita o quarto volume da sua série de “experiências”: a 28 de Janeiro, a cidade de Chicago é o local onde a editora independente se aloja para recolher os diamantes musicais que por lá encontra na comunidade.

Esta celebrada saga começou em 2001 em Filadélfia com Uri Caine, Ahmir Thompson (mais conhecido como ?uestlove) e Christian McBride enquanto trio principal, chamando Pat Martino, John Swana, Larry Gold e Aaron Luis Levinson para complementar o seu trabalho em certas faixas; três anos depois, Detroit e os seus talentosos músicos mereceram a mesma atenção: Al Turner, Jaribu Shahid, Karriem Riggins, Ron Otis, Francisco Mora Catlett, Geri Allen e Marcus Belgrave cumpriram o seu papel neste projecto; em 2007, a paragem aconteceu em Harlem, reunindo Carlos Alomar, Steve Berrios, Tito Puente, Olu Dara (pai de Nas), Rubin Rodriguez, Steve Bernstein, Eddie Martinez, Taj Mahal e DJ Arkive.

15 anos após esse último esforço, a “cidade ventosa” é a escolhida pelo selo norte-americano. Greg Spero lidera o fantástico ensemble que conta com Makaya McCraven, Marquis Hill, Joel Ross, Irvin Pierce, Jeff Parker e Darryl Jones. O que se vai poder ouvir (e comecem, desde já, por “The Chant”, “Cloud Jam” e “Maxwell Street”) é o resultado de quatro dias de sessões.

No passado domingo, dia 16 de Janeiro, a mais recente emissão do Notas Azuis na Antena 3 foi dedicada a todas estas Experiments, antecipando assim o que fica disponível na próxima semana.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos