A celebração de quatro décadas de carreira dos The Young Gods também passa por Portugal, onde as primeiras partes dos concertos da histórica banda suíça serão protagonizados por Decline and Fall, o mais recente grupo de Armando Teixeira. 24 de Outubro, no Hard Club (Porto), e 25 de Outubro, no Lisboa ao Vivo (Lisboa), são as duas datas em agenda e os bilhetes para estes eventos estão à venda por 25 euros.
A formação dos Decline and Fall reúne o experiente músico Armando Teixeira (antigo membro de Da Weasel ou Bizarra Locomotiva que a solo assinou trabalhos como Balla e Bulltet), o guitarrista Hugo Santos (Process of Guilt) e o escritor Ricardo S. Amorim. A banda, que descreve o seu som como uma convergência entre pós-punk e dark wave, editou os primeiros dois EP, Gloom e Pulse, em 2024. O seu álbum de estreia, Scars and Ashes, foi lançado em Abril deste ano e representa uma evolução e sofisticação do universo sonoro iniciado nos primeiros trabalhos.
Fundados em 1985, The Young Gods são uma das bandas mais influentes e pioneiras da cena rock europeia, conhecidas pela sua ousadia em fundir a intensidade da cena industrial com texturas electrónicas. Quarenta anos após a sua formação, o conjunto suíço não dá mostras de abrandar, tendo editado um novo LP, Appear Disappear, em Junho último, que marcou um regresso à crueza sónica que ditou o início do seu trajecto e propôs uma reflexão sobre o momento actual de cada um dos músicos que integra o trio.