De Sylvia Robinson a No I.D.: Complex elenca os melhores produtores de 1979 ao presente

[FOTO] Complex Original

A Complex publicou ontem um longo ensaio que percorre a história da produção de rap desde 1979, destacando o melhor produtor por cada ano de vida do género musical.

Depois do The Best Rapper Alive, Every Year Since 1979, publicado em 2015, chegou a vez dos mestres das batidas reclamarem os louros: a publicação norte-americana destaca os alquimistas dos estúdios como pessoas “capazes de tornar formidáveis até as letras menos agradáveis ou foleiras”. Kanye West é o mais homenageado, aparecendo cinco vezes nesta lista — os álbuns em nome próprio e o trabalho feito com Jay-Z, Common e Pusha T valeram-lhe o título de “melhor produtor” em 2001, 2004, 2005, 2007 e 2013.

Menos consistentes — mas de igual importância —, Dr. Dre, RZA, Metro Boomin, Noah “40” Shebib e Mike WiLL Made-It aparecem em destaque no capítulo da produção anual com duas entradas cada. Organized Noize, The Neptunes, No I.D. e Lil Jon também marcaram fases de mudança no paradigma hip hop, contribuindo para discos e temas intemporais, sobrando ainda algumas menções honrosas para os homens que ajudaram a produção a reinventar-se e seguir outros caminhos, como são os casos de J Dilla, DJ Shadow, Madlib, Timbaland, Tyler, The Creator, Clams Casino, El-P ou Knxwledge. Sylvia Robinson, a produtora por detrás de “Rapper’s Delight”, é a única mulher da lista.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team