pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/01/2023

"Bom dia é o caralho."

De Marcelo D2 a Anitta: artistas reagem aos ataques em Brasília

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/01/2023

O mundo acordou estupefacto perante a repetição do que, há um par de anos, aconteceu em solo norte-americano: na capital do Brasil, milhares de manifestantes invadiram e danificaram espaços que são símbolos e pilares da democracia daquele país.

As notícias que começaram a ser veiculadas ao final do dia de ontem davam conta de ataques de vandalismo ao Congresso, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, situados em Brasília. Foram milhares de radicais que se juntaram para destruir estes espaços perante forças policiais que nada fizeram — Ibaneis Rocha, governador daquele Distrito Federal, foi já suspenso do cargo durante 90 dias, dada a passividade durante todo o acontecimento. Investigações jornalísticas do outro lado do oceano dão conta que o acto de rebelião andava a ser planeado nas redes sociais e está ligado a movimentos extremistas que apoiam o ex-presidente, Jair Bolsonaro, ele que está neste momento a viver fora do país, mais precisamente na Flórida. No Instagram, foi criada uma página que tem como objectivo identificar e denunciar os rostos dos atacantes.

Artistas de renome como Anitta e Chico Buarque, que tinham concertos marcados para ontem, ainda não tecerem nenhum comentário na esfera digital, mas têm visto as suas palavras ser veiculadas por alguns orgãos noticiosos. A cantora admitiu estar muito triste com o sucedido e deixou claro que “ninguém ganha quando o cenário é dessa forma”, enquanto que o lendário compositor não deixou de soltar um “viva a democracia” entre canções.

No Twitter, Marcelo D2, Rincon Sapiência, Emicida ou Daniel Ganjaman são alguns dos nomes do universo do Rimas e Batidas que se têm pronunciado:


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos