Os pioneiros do hip hop experimental Dälek revelaram ter um novo disco a caminho. Brilliance of a Falling Moon sai no dia 27 de Março pela Ipecac Recordings e tem como primeiro avanço “Better Than”, dado a conhecer juntamente com um lyric video no YouTube.
O sucessor de Precipice (2022) foi concebido, composto e produzido pela dupla fundadora, Will Brooks (MC dälek) e Mike Mare, e promete capturar o zeitgeist político atual. Essa vontade começa logo pelo título, que é retirado de uma passagem do romance histórico In the Garden of Beasts (2011) de Erik Larson, servindo como um ponto de partida literário para um álbum que é descrito no Bandcamp como um “retrato ardente da vida e da resistência na América fascista”. Gravado ao longo de 2024 e 2025 no “covil” do grupo, o Deadverse Studios, o seu som é impulsionado pela força bruta dos breaks de bateria e envolto numa atmosfera densa e ominosa. As rimas de Brooks vêm carregadas de ira e abordam temas como a supressão de informação pelo Estado, o legado colonial e a demonização de imigrantes, recusando qualquer neutralidade ou conforto.
Através de uma declaração veiculada pela Brooklyn Vegan, o rapper do grupo explicou como esta obra nasce em jeito de reacção à actual situação de tensão que se vive nos Estados Unidos da América e descreve o seu single inaugural:
“Todo o projecto foi muito influenciado pelo que está a acontecer no mundo e neste país. Durante os primeiros dias das rusgas do I.C.E., isso fez-me pensar. Vês aquelas fotos poderosas dos anos 60, em que homens negros marchavam com cartazes a dizer ‘I AM A MAN’. Era poderoso naquela altura; é poderoso agora.
‘Better Than’ resume perfeitamente o novo som e a sensação do álbum. Transmite a raiva, a frustração e a rebeldia do momento. Sonicamente, é de alguma forma esparso e despojado em igual medida, mas também completo e denso. Uma nova parede de som construída apenas com os elementos absolutamente necessários.”