Estão abertas as inscrições para o curso de Produção de Hip Hop da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC), em Lisboa, no ano lectivo de 2025/2026. Fundado há quase uma década, é um curso pensado para os aspirantes a rappers ou produtores musicais na área do hip hop que queiram reforçar os seus conhecimentos técnicos e aguçar a criatividade em diferentes componentes ligadas a este ofício.
O curso inclui módulos para a aprendizagem da escrita, da composição, da gravação em estúdio, dos processos de mistura e masterização e da performance ao vivo. Além disso, integra aulas teóricas sobre história do rap, estratégias de gestão artística e outras valências que possam ser relevantes, como é o caso dos direitos de autor ou da comunicação.
O ensino acontece num ambiente intimista, com turmas pequenas, com professores que são profissionais experientes de cada uma das áreas — além disso, todos os anos são vários os convidados de renome de múltiplas vertentes que vão à ETIC partilhar os seus conhecimentos e experiências com os alunos, em masterclasses ou conversas informais, onde muitas vezes se travam conhecimentos e partilham contactos.
TNT, Maze, Madkutz, João Maia Ferreira, Monksmith e Maria são os músicos responsáveis por leccionar aulas no curso de Produção de Hip Hop. Ao longo dos anos, já passaram pelo curso, enquanto alunos, artistas como Jüra, Silly, Rubik, Hyzer, Navalha, Tsuki, IAMKENNIS, Swimming Pablo ou D!FER, entre muitos outros. É possível conhecer todas as informações úteis sobre o curso no site oficial da ETIC.
View this post on Instagram