pub

Fotografia: António Parra
Publicado a: 18/05/2023

Meditação colectiva.

Croatian Amor no Passos Manuel: ambient de magnitude tântrica

Fotografia: António Parra
Publicado a: 18/05/2023

Sala lotada, luzes apagadas, imersão total. Pela névoa azul do auditório do Passos Manuel, na noite de ontem (17 de Maio), os lugares viram-se ser preenchidos pelos ouvintes mais curiosos que, antes de Croatian Amor, se sentaram para experienciar o live act de abertura de Aires. Co-fundador do Colectivo Casa Amarela, o artista madeirense iniciou a experiência fractal por entre alguns dos seus trabalhos de ambient experimental. Com um álbum lançado em 2021 pela editora finlandesa World Canvas, Chains of Silver, Chains of Gold, a familiaridade de alguns excertos sonoros recortados e sobrepostos em camadas fez com que Aires desse início a um momento onde a tecnologia e o espaço ganham cariz híbrido e de fricção sonora.

Depois do live act do músico português, foi Loke Rahbek, alias de Croatian Amor, quem subiu ao palco do Passos Manuel para dar o primeiro de três concertos em Portugal – hoje estará na Rua das Gaivotas 6, e no próximo Sábado na Igreja Presbiteriana do Funchal. Músico, produtor e co-fundador da editora Posh Isolation, Rahbek criou um espaço para a música eletrónica escandinava que acabou por se fazer ouvir pelo mundo fora. A sua estética, inicialmente envolvida pelos prados sonoros do ambient viu-se mais recentemente afligida à vontade das batidas mais intensas, distinto do que fomos conhecendo nos primeiros anos da carreira do artista.

A magnitude tântrica criada na noite passada no auditório do Passos Manuel foi de um profundo sossego que, apesar de o ser, não inibiu o público de vibrar e se erguer numa experiência colectiva. Para Croatian Amor, o consentimento mágico que um concerto proporciona a quem se permite vivê-lo é das coisas mais especiais que o seu trabalho lhe permite. Desprovido de pouco mais que o seu material e efeito de luzes, o artista dinamarquês atuou com o mesmo efeito de um guia meditativo em que, por entre cada camada de cada música, orientou toda uma plateia para um lugar de pouca tensão e algum êxtase e arrebatamento.

Com um álbum às portas de ser lançado, A Part Of You In Everything, do qual singles como “Dancer” e “My Brother (Is a Star)” fazem parte, Croatian Amor trará até ao seu público uma nova narrativa nunca antes explorada no seu trabalho. Para quem quiser ouvir antes de 26 de Maio, data para qual está prevista o seu lançamento pela Posh Isolation, a oportunidade para ouvir esta história e as invocações que o músico trará, fica marcada para os próximos concertos da mini-tour em Portugal que terminará no próximo sábado.


pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos