Criolo regressa a Portugal com a tour “Criolo 50”, um conjunto de concertos únicos criados para celebrar o seu 50.º aniversário. A digressão arranca a 30 de Maio no Festival Aqui e Acolá, na Madeira, seguindo-se o Festival do Maio, no Seixal (31 de Maio), o Festival Coala, em Cascais (1 de Junho), a Casa da Música, no Porto (4 de Junho), e o Encontro de Culturas, em Serpa (6 de Junho).
Nesta nova performance ao vivo, Criolo atravessa todas as fases da sua discografia, trazendo ao palco a força do rap e a fluidez de géneros como o samba, a MPB, o reggae, o afrobeat, o trap, o drill e o grime, que formam a sua complexa matriz musical. Acompanhado por uma banda formada por Ed Trombone, DJ DanDan, Ricardo Rabelo, Bruno Buarque e Gustavo Sousa, o artista aposta numa abordagem sonora e visual que reflecte maturidade, inovação e uma ligação profunda às raízes da música negra brasileira.
Nascido Kleber Gomes, o rapper de São Paulo foi uma das mentes por detrás da Rinha de MCs, uma das iniciativas mais importantes para a cena freestyle brasileira. Estreou-se nos discos em 2006 com Ainda Há Tempo e desde então assinou vários projectos, sendo o seu álbum mais recente Sobre Viver, lançado em 2022. Com passagens por diversos palcos emblemáticos e uma lista de colaborações que vai de Planet Hemp a Milton Nascimento, Criolo foi um dos artistas em destaque na última gala dos Grammy Latinos, em que figurou entre os nomeados para “Melhor Canção em Língua Portuguesa” graças ao single que criou com Dino D’Santiago e Amaro Freitas, “Esperança”.