Já está aí CRIOLO, AMARO & DINO, o muito aguardado projecto que junta o rapper Criolo, o pianista Amaro Freitas e o cantor Dino D’Santiago. O álbum aterrou há momentos nas plataformas de streaming com selo da Criolo Produções e terá a sua apresentação ao vivo na edição deste ano do Primavera Sound Porto, dia 13 de Junho.
A colaboração, que nasceu de um encontro casual em Lisboa que gerou “Esperança” e uma nomeação aos Latin Grammys, transformou-se num organismo vivo que respira o ar salgado do Atlântico, em que o rap de Criolo encontra a virtuosidade jazzística de Amaro Freitas e a alma crioula de Dino D’Santiago. As sessões de gravação foram dispersas e ocorreram entre Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Lisboa, onde não faltaram referências ao funaná e à morna de Cabo Verde, ao jazz e à MPB. Do ponto-de-vista lírico, estes 12 temas falam-nos sobre “fraturas, invenções, resiliências e continuidades”, numa ode às tradições afro-atlânticas.
Henrique Albino, Holly, Seijy e o grupo Clarianas são os convidados que se juntaram ao trio na feitura de CRIOLO, AMARO & DINO, que celebra a diáspora africana ao longo de 36 minutos de música que são como que um exercício contemporâneo de arqueologia do futuro. Este é um disco que não procura emular a tradição, mas sim partir dela e usá-la como trampolim para alcançar novas formas de criar na urgência do “hoje”, transformando o oceano que separa os três artistas num rio onde flui a união.