pub

Publicado a: 20/03/2016

Marshall, o produtor que se estreou esta semana com o EP Worth It

Publicado a: 20/03/2016

Marshall é Filipe Sousa, um produtor de 24 anos que se estreou na semana passada com Worth It, um EP de quatro faixas – dentro do universo do hip hop e da música electrónica – inteiramente disponível no SoundCloud.

Tudo começou “há quatro anos atrás, como um hobby e muito raramente. De poucas vezes ao mês acabei por produzir todos os dias. Passado algum tempo, decidi que o que realmente queria era seguir uma carreira na música”, conta ao Rimas e Batidas. “Comecei a produzir mais ligado à electrónica e às vertentes africanas/latinas da mesma”, diz o jovem que começou por trabalhar estilos como dancehall, footwork, kuduro, zouk bass ou moombahton.

“Em Setembro de 2014 deixei o meu curso [de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra] e mudei-me para Lisboa para seguir Produção e Criação Musical na ETIC. Com isso veio alguma mudança e não sentia de todo a música que andava a produzir. Resolvi desligar-me do que fazia, deixar de produzir e ouvir música durante algum tempo e descobrir o que realmente me apelava fazer, que é o que faço agora”.

E o que é isso? Marshall responde ao Rimas e Batidas: “É uma fusão. As minhas bases estão quase sempre ritmicamente no hip hop e no trap, que acabo sempre por misturar com texturas, ambiências, elementos acústicos e outros de música electrónica”. A produção é feita no software Ableton Live, mas Marshall quer incluir uma MPC no seu trabalho a curto-prazo.

“O objetivo é criar uma paisagem ou um sentimento à volta de cada música, tendo a liberdade de poder criar algo mais calmo ou mais agressivo. [O EP Worth It] surgiu logo no momento em que descobri o que me apela fazer como produtor e músico. A primeira faixa do EP foi a primeira música que produzi depois dessa decisão. As restantes surgiram organicamente depois disso”.

Marshall tem como grandes influências nomes como Kanye West – “aprecio muito o que fez no The College Dropout e do Graduation até ao Yeezus” -, Arca, Drake – ” e o produtor e engenheiro dele, o 40″-, Swizz Beats e a canadiana Wondagurl.

Depois de dado o primeiro passo com este EP, o objetivo de Marshall é lançar outro já “daqui a uns meses”, onde o jovem produtor já poderá dar uso às aulas de canto que tem frequentado, para treinar a voz e começar a rappar e cantar por cima dos seus instrumentais.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos