pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/10/2022

Olá, morte.

Começar Novembro com Malcolm Pardon e Mariana Dionísio & João Carreiro na Escola do Largo

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/10/2022

A Nariz Entupido não foi de modas e preparou um 1 de Novembro especial na Escola do Largo, em Lisboa, com Malcolm Pardon e a dupla Mariana Dionísio & João Carreiro. O evento começa às 18 horas e os bilhetes (que custam sete euros) podem ser apenas comprados amanhã à porta.

O músico sueco vem até à capital portuguesa depois de uma passagem bem-sucedida pela edição deste ano do Semibreve:

“O incrível (e premiado) espaço da Capela Imaculada do Seminário Menor, em Braga, recebeu ontem a apresentação de Malcolm Pardon, músico que conhecemos de vários projectos, incluindo Roll The Dice, e que o ano passado lançou o álbum Hello Death (deste ano data já a cassete Death Revisited). No final do concerto, curiosamente, não foram as obras de arte expostas na capela que monopolizaram o olhar do público que esgotou a lotação do espaço, mas o dispositivo técnico e os instrumentos usados por Malcolm e que muitos se encarregaram de fotografar como que tentando documentar as ferramentas que ajudaram a que ali se tenha suspendido o tempo, como que por magia.

Com um piano vertical, de tampa aberta expondo o seu mecanismo, e um conjunto de máquinas – controlador midi, processador de efeitos, gerador de loops, etc -, Malcolm foi tocando frases muito simples no piano, de poucas notas, quase como poéticos haikus melódicos, que depois ia processando, multiplicando, tomando-as sempre como ponto de partida para um paciente entrelaçamento com bases harmónicas electrónicas. Há algo de hauntológico na sua música, como se naquelas breves frases de piano subsistisse uma qualquer memória distante, como se a elas viessem presos os véus de fantasmas de antanho, convocados para dessa forma fazerem sentir a sua espectral presença. Muita gente fechou os olhos para escutar, deixando-se envolver pela melancólica dolência da música que, sinceramente, contrasta com a figura que fora do palco é bem mais efusiva.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos