pub

Publicado a: 29/03/2016

A colecção de discos de Afrika Bambaataa vai ficar em arquivo público numa universidade norte-americana

Publicado a: 29/03/2016

[FOTO] Direitos Reservados

A colecção de discos de Afrika Bambaataa, pioneiro da cultura hip hop, vai passar a estar permanentemente em arquivo público na biblioteca da Universidade de Cornell, em Nova Iorque.

Apesar de lá ter estado preservada de forma temporária no passado, a colecção que soma perto de 45 mil discos passa a ficar na Universidade de Cornell de forma permanente e com os seus dados e informações disponíveis ao público. Assim que a colecção estiver completamente catalogada pelos especialistas da instituição, a lista completa de discos – com fotografias de muitas das capas com notas escritas pelo próprio Afrika Bambaataa – vai ser divulgada online.

“Esta documentação única, muitas vezes escrita à mão por um dos DJs fundadores do hip hop vai permitir a estudantes e investigadores reconstruírem a invenção do hip hop através da sua [do hip hop] colecção de discos mais influente”, disse Katherine Reagan, curadora de manuscritos e livros raros na universidade.

“Ao preservar o arquivo de Bambaataa e torná-lo aberto e acessível, a biblioteca da Universidade de Cornell vai apoiar um número crescente de especialistas e investigadores internacionais que estudam o hip hop não só pela sua influência global na música popular, arte e estilo, mas também o seu papel na articulação de questões sociais e políticas”.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos