Exactamente seis anos após o seu último álbum, dia 3 de Abril, Thundercat lança pela Brainfeeder um novo registo de longa-duração intitulado Distracted. Os planos para a edição do disco foram hoje revelados em conjunto com um novo single feito em colaboração com Lil Yachty.
“I Did This To Myself” é o título da nova faixa e sucede aos anteriores “No More Lies” (com Tame Impala), lançado em 2023, e “I Wish I Didn’t Waste Your Time”, de 2025, na lista de avanços da obra que se avizinha. Aqui, Thundercat envolve-nos num groove tão hipnotizante quanto delicioso, enquanto destila fumos púrpura através do pulsar do seu baixo e versa palavras de vulnerabilidade no amor com o seu habitual tom humorístico, contanto ainda com um verso psicadélico de Lil Yachty.
Na descrição de Distracted no Bandcamp, informam-nos de que este álbum marca a entrada numa nova fase criativa para o artista californiano, já que, pela primeira vez, foi concebido em estreita colaboração com o super-produtor Greg Kurstin, conhecido por já ter trabalhado com inúmeras estrelas do mundo da música — de Beyoncé e Kendrick Lamar a Adele, Paul McCartney ou Sia. O sucessor de It Is What It Is (2020) conta ainda com produção adicional de Flying Lotus, Kenny Beats e The Lemon Twigs, bem como soma participações de A$AP Rocky, WILLOW, Channel Tres e do malogrado Mac Miller, que vai poder ser escutado a interpretar um verso póstumo inédito. É-nos ainda explicado que Distracted explora a tensão contemporânea entre a sobre-estimulação e a introspecção, reflectindo o cepticismo de Thundercat face ao progresso tecnológico.