pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/09/2024

A primeira edição do festival sintrense acontece nos próximos dias.

Clarão publica série de entrevistas que cruzam arte e território

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/09/2024

O Clarão, novo festival multidisciplinar cuja primeira edição ocupa a Quinta de Ribafria, em Sintra, entre 12 e 15 de Setembro, tem vindo a publicar no Instagram uma série de entrevistas com os artistas locais que irão participar no evento. Estas conversas cruzam a arte e o território que a inspirou – ou pelo menos que moldou as vivências dos criadores.

No campo da música, é possível assistir às pequenas entrevistas com nastyfactor, RS Produções, Ya Sin, nëss e com Miguel Pereira, que encabeça a formação dos Soul Quintet.

“A geração dos nossos pais já estava ligada à música”, explicam os RS Produções. “Alguns dos nossos pais foram DJs. Nós já temos música desde o embrião.” 

Já Ya Sin reflecte sobre o seu crescimento por várias zonas da Área Metropolitana de Lisboa, da Arroja à Amadora: “Sempre me mudei bué dentro de Lisboa. Nunca consegui criar raízes em nenhum sítio (…) É não só a cena de seres imigrante, mas andares à volta de Lisboa em vários sítios, apanhas influência deste e daquele sítio (…) Esta mistura do que vivi e do que é a minha história também é o meu ADN como cabo-verdiano. Nós somos uma mistura”.



Por sua vez, nastyfactor conta uma história familiar relacionada com o seu Algueirão. “A minha avó cresceu praticamente no circo, bem como as irmãs (…) Compraram um pavilhão verde em chapa, um salão de jogos que mais tarde se tornou num café/restaurante (…) O café era conhecido como o Zé da Barraca e quando eu era miúdo vinha praticamente todos os dias para aqui depois da escola. O meu primeiro EP, Adrenalina, tem na capa eu em criança aqui. Aquele fundo verde era a chapa da barraca.”

No Clarão vai haver música, cinema, artes visuais, feiras, exposições, instalações, debates, oficinas e outras actividades paralelas nestes quatro dias de programação organizados pela Claraboia, uma associação cultural que tem promovido inúmeras iniciativas ligadas às artes no concelho de Sintra ao longo dos últimos quatro anos, numa tentativa de dar destaque e aproximar o público e os artistas da periferia. 

O programa inclui ainda actuações musicais de Landim, iolanda, MAQUINA., Soluna, Suzana, Vanessa Parish Crooks, Coletivo Lenha e Batukaderas Bandeirinhas Panafrikanista. Em baixo deixamos a distribuição dos concertos por dia, sendo que a programação completa pode ser consultada no site oficial do Clarão.

13 de Setembro

– 19h: Ya Sin
– 21h30: nastyfactor
– 22h45: Landim
– 00h00: RS Produções

14 de Setembro

– 17h15: Vanessa Parish Crooks
– 18h30: nëss
– 21h30: Soluna
– 23h: MAQUINA.
– 0h15: Coletivo Lenha

15 de Setembro

– 16h30: Batukaderas Bandeirinhas Panafrikanista
– 17h30: Soul Quintet
– 19h: Suzana
– 21h: iolanda

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos