pub

Fotografia: Rita Carmo
Publicado a: 14/11/2025

Acompanhada por músicos de elevado índice técnico.

Cécile McLorin Salvant no Centro Cultural de Belém: uma voz difícil de igualar

Fotografia: Rita Carmo
Publicado a: 14/11/2025

Cécile McLorin Salvant deu um concerto muito versátil no Centro Cultural de Belém no passado dia 11 de Novembro, onde o seu quarteto foi livre e demonstrou um enorme conhecimento e aprofundamento da história da música. Desde referências modernas, como o hip hop e a soul, a referências mais antigas, como boleros, ragtime e até tragédias gregas.

Cécile McLorin Salvant, uma das melhores cantoras de jazz da sua geração, tem um domínio imenso da voz e uma enorme extensão vocal, conseguindo chegar a notas muito graves ou agudas com uma aparente leveza e naturalidade, deixando quem a ouve, inevitavelmente, de queixo caído. Sente-se e compreende-se a intenção de cada palavra dos versos que canta.

Do trio que a acompanha, destaca-se o piantista Sullivan Fortner, referido por muitos como um dos grandes da atualidade. Não poderia haver melhor músico para complementar a mestria de Cécile. Existe uma enorme cumplicidade entre os dois. A secção rítmica, formada pelo baterista Kyle Poole (que já conheciamos da famosa série de jam sessions com Emmet Cohen no YouTube) e pelo contrabaixista Yasushi Nakamura, tocou a música de Cécile com imenso respeito e espaço para o diálogo. Tudo na música deste quarteto teve intencionalidade e foi impressionante ouvir este nível de musicalidade de tão perto.

O concerto terminou com o tema “Black Wing And Silver Hue”, canção retirada de uma peça performativa baseada na tragédia grega “Orestheia” de Aeschylus. Ninguém teria previsto esta sonoridade e referência. No final, Cécile e o seu quarteto cantaram repetidamente uma frase retirada desta obra, que contagiou os membros da plateia, passando uma mensagem de esperança para os tempos que correm.

“Batter, batter the doom drum,
But believe there’ll be better!”


pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos