pub

Publicado a: 26/02/2016

Carlão de volta à “batalha” com música para novo EP

Publicado a: 26/02/2016

[FOTO] Carlos Ramos

Carlão (ex-Da Weasel e 5-30) está a ultimar a produção de um novo EP que irá suceder a Quarenta, o álbum editado no ano passado por ocasião do seu quadragésimo aniversário. O rapper vai reunir quatro faixas num lançamento digital que ainda não tem nome, mas que deve sair cá para fora por alturas do primeiro aniversário do seu último disco: 23 de Abril.

Depois de “Minha Cena”, faixa que contou com um vídeo realizado pelo artista plástico Vhils, Carlão divulgou hoje o novo tema. “Na Batalha” pode ser ouvido nas mais diversas plataformas de streaming, e conta com beats de Branko e Dotorado – “o gajo só tem 17 ano, men!”, exclama – que criaram uma requintada batida de kizomba para uma letra em que Carlão fala das lutas e dúvidas diárias de uma classe trabalhadora. “Cada dia é uma batalha”, canta. “Já hoje me mandaram uma mensagem a dizer: ‘Estás a falar do meu dia-a-dia!’ E isso é muito fixe. Uma das coisas que eu mais gosto na música é identificação.”

“A cena é fazer o som que me der na gana/A cena é romper mandamentos de filigrana” são palavras escritas por Carlão em “A Minha Cena” e que explicam as vontades do MC no seu trabalho artístico. “Aquilo que pautou tudo o que eu fiz até hoje, desde os Da Weasel, foi experimentar coisas novas. Quando ouvi o beat do Branko gostei logo muito: é diferente d’ ‘Os Tais’ e leva-me para uma coisa que nunca tinha feito, que é uma coisa quase de dancehall”, explica ao Rimas e Batidas.

A vontade de reinvenção é uma constante em Carlão. Além de Dotorado e Branko, o EP terá ainda uma faixa com a produção de Luís Clara Gomes aka Moullinex, músico e produtor mais ligado à estética electro, disco e funk. “Há coisas que é difícil não me repetir e se é para me repetir estou lá eu! É o meu registo que é facilmente reconhecido pelas pessoas, para o bem e para o mal. Mas na base instrumental gosto de fazer coisas diferentes. Não é reinventar por reinventar… é isto ter alguma piada e no final do dia estar a descobrir coisas novas. O Moullinex trabalha bem, tem bom gosto e toca numa coisa que eu raramente fiz. Pedi-lhe temas mais funk e downtempo. Acho que está muito fixe”, antecipa. Já o terceiro tema inédito deste novo EP, “que está mais próximo de uma linguagem hip hop mais actual”, tem os beats de King Kong.

Quanto a concertos, e antes da chegada das festas de queimas das fitas, festivais e outras festas, o primeiro da agenda de 2016 está marcado para 26 de Março no Caparica Primavera Surf Fest.


 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos