pub

Carla Menitra escolhe 10 temas que retratam a magia de J Dilla

[TEXTO] Carla Menitra [FOTO] B+ Brian Cross

Se bem me recordo a primeira vez que tomei contacto com o som de J Dilla foi ali na reta final dos anos 90, com o Stakes Is High dos De La Soul e o Runnin’ dos Pharcyde. Nessa altura sabia apenas que os beats eram de um tal de James Yancey ou Jay Dee mas não lhe prestei muita atenção. O meu crush por Dilla começou com o Fantastic, Vol II dos Slum Village e com o Like Water for Chocolate do Common. Quando estes álbuns saíram, ouvia-os todos os dias e, até hoje, raramente saem da minha mala quando vou passar música. Foi a partir dai que me tornei fã incondicional do seu trabalho e que passei a estar atenta a tudo que fazia.

O que me seduziu (e continua a seduzir) no seu trabalho começa desde logo pela sensibilidade na escolha dos samples – tenho a certeza que ele passava horas a ouvir música e que escutava os temas atentamente, do princípio ao fim (muitas vezes, a partir de duas ou três notas, fazia magia!); depois, é a forma livre como ele compunha os beats, sempre à procura de fórmulas originais e com uma sonoridade muito crua; o outro aspeto que me fascina é a plasticidade da sua obra, em Dilla tanto encontramos beats mais quentes e melancólicos, como outros mais frios e com uma sonoridade mais ‘industrial’ (não fosse ele um filho de Detroit!).

O Rui Miguel Abreu convidou-me a partilhar uma lista de 10 temas, contudo, quero deixar aqui uma pequena nota aos iniciados. Para quem conhece pouco o trabalho de J Dilla aconselho que se inicie pela audição completa de quatro álbuns: Fantastic, Vol II dos Slum Village; o Welcome to Detroit, o Champion Sound (com o Madlib) e o Donuts. Depois disto, deixem-se viajar pelas colaborações com os seus homies, Royce da 5’9’, a dupla Frank’n’Dank ou Phat Kat (Ronnie Cash), ou se preferirem o seu lado mais soulful (o meu preferido), é indispensável ouvirem os trabalhos que fez com o Common, o Busta Rhymes e o D’Angelo.

Aqui vai a minha lista… e como diria Dilla, Turn it Up!

 


 

[SLUM VILLAGE] “Players”
(Fantastic, Vol. 2, Good Vibe Recordings)

 


 

[SLUM VILLAGE] “The Look Of Love”
(Fantastic, Vol. 1, Donut Boy Recordings)

 


https://www.youtube.com/watch?v=MapL_yOuFJk

 

[J DILLA] “Think Twice”
(Welcome 2 Detroit, BBE)

 


 

[COMMON] “Nag Champa (Afrodisiac For The World)”
(Like Water For Chocolate, MCA Records)

 


https://www.youtube.com/watch?v=AWbtrKQYkQo

 

[BUSTA RHYMES] “Turn Me Up Some”
(It Ain’t Safe No More…, J Records)

 


 

[FRANK’N’DANK] “Ma Dukes”
(48 Hours, self-released)

 


 

[JAYLIB] “Raw Shit”
(Champion Sound, Stones Throw)

 


 

[J DILLA] “Only Two Can Win”
(Donuts, Stones Throw)

 


 

[DJ CAM FEAT. CAMEO] “Love Junkee (J Dilla Remix)”

 


 

[J DILLA] “E=MC²”
(The Shinning, BBE)

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos