pub

Publicado a: 29/03/2016

A caminho de Views From the 6: Drake e Noah “40” Shebib ou as duas faces da mesma moeda

Publicado a: 29/03/2016

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTOS] Direitos reservados

Pintar quadros vívidos nem sempre é fácil no hip hop, nem todos têm a habilidade lírica para nos transportar de um local abstracto para um sítio concreto onde vemos a acção desenrolar-se. Drake – apesar de estar muito longe de monstros como Rakim, dos membros do Wu-Tang Clan, de Eminem ou, mais recentemente, de Kendrick Lamar – tem sido um dos MCs com maior evolução a nível lírico e sonoro, começando a estabelecer o seu som, como se tivesse uma marca de água na sua música. Nada disto seria possível sem o seu irmão de armas: Noah “40” Shebib, produtor com dedo em todos os êxitos do MC do Canadá.

E é aqui que Drake, apesar de o reconhecermos pelos hooks orelhudos, “temáticas leves” e hits atrás de hits, se eleva como artista de pleno direito. Toronto é um claro epicentro de gente criativa e o seu sucesso tem criado um buzz gigante à volta de nomes como The Weeknd, Bryson Tiller, PARTYNEXTDOOR, Roy Woods ou Majid Jordan. A OVO, editora fundada pelo trio maravilha Drake, “40” e Oliver El-Khatib, é a principal fornecedora de um som que se vai disseminando pelo mundo fora.



Amigos de longa data, Drake e Noah Shebib têm uma visão para a “6”. Os dois, que são grandes amigos antes de serem grandes colegas, formam uma dupla ambiciosa e juntos têm vindo a construir uma carreira sólida. O culminar terá sido Nothing Was the Same, o melhor álbum de Drake e o que começa a definir uma sonoridade muito própria do MC canadiano. Um dos rappers que utiliza menos vocabulário tem nos instrumentais a sua arma secreta, sendo Noah um dos responsáveis por criar dos melhores cenários cinematográficos no universo hip hop actual. O “filme” vem sempre carregado de samples em reverse, ambientes poluídos de synths que nos adornam os ouvidos e drums com bounce suficiente para segurar qualquer “espectador” do início ao fim.



Shebib, produtor canadiano que já deixou a sua marca em registos de Alicia Keys, Beyoncé, Lil Wayne, A$AP Rocky ou Action Bronson, tem vindo a revelar o que o move nesta caminhada para Views From the 6 e tem estado bastante disponível para divulgar a sua forma de olhar para a música e a profundidade da sua relação musical com Drake. Em conversa com a Native Sounds, Noah mostra-se como o maior dos geeks, comparando o estúdio a um templo. “Drake é um produtor”, diz a certa altura do vídeo, reforçando que todo o processo de criação de batidas é feito a meias, não sendo o “6 God” um mero entertainer sem mão no som que ressoa em cada tema que carrega o seu nome. A abordagem à canção é feita de forma nada ortodoxa e é o processo contado no vídeo que leva a uma verdade clara na música de Drake: “Fazer algo simples mas bom é algo extremamente difícil”. A segurança nas palavras é o reflexo de uma produção cuidada e refinada de um dos produtores que se vai destacando entre os demais. A “máquina” por trás do homem.

 

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos