pub

Publicado a: 08/02/2016

Câmara de Nova Iorque reconhece local de nascimento do hip hop

Publicado a: 08/02/2016

[FOTO] Direitos Reservados

 

As memórias colectivas dos pioneiros do hip hop apontam para o número 1520 de Sedgwick Avenue, no bairro de Morris Heights, no Bronx, Nova Iorque, como o local de nascimento de uma cultura que é hoje reconhecida globalmente. Terá sido aí, a 11 de agosto de 1973, que DJ Kool Herc colocou uma série de práticas em marcha que desembocariam na cultura que hoje domina as tabelas de vendas, que mudou para sempre a forma como se cria e consome música e que pode até ter colocado um presidente na Casa Branca (e, se Kanye West levar à sua avante em 2020, poderá até ter gerado um futuro presidente…). Terá sido na sala recreativa desse prédio que todos os elementos se conjugaram – djing e mcing pelo próprio Kool Herc e, certamente, b-boying e writing por parte de outros presentes nesse já distante dia do Verão de 1973. Kool Herc chamou-lhe “a Belém do Hip Hop”.

É em reconhecimento da importância histórica dessa localização que a autarquia de Nova Iorque fez aprovar legislação que alterou legalmente o nome de parte de Sedgwick Avenue para Hip Hop Boulevard. A medida está em efeito desde o passado dia 5 de Fevereiro.

A vereadora Vanessa Gibson disse que o gesto pretende prestar homenagem “ao DJ Kool Herc e ao Bronx que constribuiu decisivamente para a imposição do hip hop ao longo dos anos”. “Fico contente”, declarou ainda a executiva camarária, “que o hip hop tenha evoluído para um género musical tão popular e com tanta atenção. Muitos dos nativos do Bronx foram pioneiros”. A vereadora Vanessa Gibson tem sido igualmente uma das mais acérrimas defensoras do estabelecimento de um Museu do Hip Hop no Bronx.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos