pub

Publicado a: 25/02/2016

Brian Eno prepara novo álbum para a Warp

Publicado a: 25/02/2016

[FOTO] Alfred Dunhill

 

Brian Eno, o reputado produtor que é igualmente uma das referências mundiais máximas do universo da electrónica, prepara-se para editar novo álbum com a editora britânica Warp no próximo dia 29 de Abril. The Ship será o sucessor de Lux, álbum que Eno lançou em 2012. De acordo com a editora, o novo trabalho de Brian Eno foi “concebido a partir de experiências com técnicas de gravação de som tridimensional e é composto por duas partes interligadas. The Ship é quase tanto uma novela musical como um álbum tradicional”.

Brian Eno acrescenta: “A humanidade parece oscilar entre o excesso de confiança e a paranóia: a confiança excessiva no nosso poder crescente contrasta com a paranóia de que estamos permanente e crescentemente sob ameaça. E no zénite percebemos que temos que descer outra vez… sabemos que temos mais do que merecemos ou conseguimos defender, por isso tornamo-nos nervosos. Alguém ou algo vai tirar-nos tudo: esse é o medo de quem tem muito. A paranóia leva a um estado defensivo e acabamos todos em trincheiras a encarar-nos uns aos outros através da lama”.  A imagem usada pelo produtor deriva claramente da sua paixão pela história da 1ª Guerra Mundial, uma das inspirações para este álbum. “Um dos meus pontos de partida foi a 1ª Guerra Mundial”, explica ainda Eno, “essa extraordinária confusão trans-cultural que se levantou como resultado do choque dos excessos de confiança dos impérios. Aconteceu logo depois do afundamento do Titanic, que é um acontecimento análogo para mim. O Titanic era o barco inafundável, o topo do poder técnico humano, preparado para ser o maior triunfo do Homem sobre a natureza”.

No seu novo trabalho, Brian Eno inclui uma versão de “I’m Set Free” dos Velvet Underground. O álbum, com três peças, uma delas em três partes, estará disponível em formatos digitais e terá edição física em CD e em duplo vinil transparente.

Brian Eno começou carreira como teclista nos Roxy Music, grupo que abandonou após gravar dois álbuns. Na década de 70 lançou-se depois numa influente carreira a solo além de se afirmar como produtor, encarando o estúdio como o seu principal instrumento. Foi determinante na criação do que chamou “música ambiental” e influenciou gerações de produtores de música electrónica. Ao longo dos anos trabalhou com inúmeras bandas e artistas: de John Cale e David Bowie, aos Devo, Talking Heads e U2.

 

the ship

 

Alinhamento:

01. The Ship
02. Fickle Sun
(i) Fickle Sun
(ii) The Hour Is Thin
(iii) I’m Set Fre

 

 

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos