Bráulio Amado, designer, ilustrador e artista plástico português — que é igualmente músico e parte, por exemplo, do projecto Papaya — fez saber nas redes sociais que é o autor da ilustração que adorna a versão em vinil do muito antecipado novo álbum de André 3000, New Blue Sun, ontem mesmo lançado nas plataformas de streaming.
Este trabalho do artista que se notabilizou como rapper no duo Outkast e também como actor em vários êxitos do cinema atraiu atenções por representar uma dramática e radical mudança. As evidências são claras: a primeira faixa do álbum tem por título “I Swear, I Really Wanted To Make A ‘Rap’ Album But This Is Literally The Way The Wind Blew me This Time” e na capa do LP há um autocolante que desfaz quaisquer dúvidas que ainda pudessem subsistir após terem surgido múltiplos relatos nas redes sociais em que se dava conta da adopção por parte de André 3000 das flautas como ferramenta de expressão — “Warning: No Bars”.
De facto, não há barras no novo trabalho do (para já…) ex-rapper e numa reveladora entrevista de fundo à revista GQ, 3000 não se escusa a falar sobre as suas novas opções artísticas tocando no assunto da idade quando diz não sentir nas colonoscopias ou nos seus problemas de visão grandes pontos de inspiração para escrever versos.
Numa troca de mensagens, Bráulio Amado explicou ao Rimas e Batidas como agarrou este trabalho: “A Amy Davis, directora de arte do projecto, foi quem mostrou o meu trabalho ao André e ele curtiu bué e foi assim que as cenas aconteceram. Sem ela isto não teria acontecido”, explica-nos o artista português, que já há vários anos trabalha a partir de Nova Iorque.
“Ele esteve envolvido no processo criativo todo. Basicamente foi tudo feito por Zoom e text messages entre mim, o André, e a art director dele, a Amy Davis”, esclarece Bráulio Amado. “Portanto, sim, andámos a trocar ideias durante bastante tempo entre os dois. No fim, a capa do vinil era para ser a fotografia da capa digital, e eu estava a fazer uma série de carimbos/desenhos para o design do vinyl e quando ele viu aquele, curtiu tanto que decidiu fazer capa de vinil com o desenho”.
Quando questionado sobre a forma como a estrela hip hop foi respondendo ao seu trabalho, Amado mostra-se ultra-satisfeito com as interacções: “Super nice e agradecido no processo todo. Raramente isso acontece com cenas assim maiores. Nunca tenho muito contacto directo com o artista, mas neste caso foi tudo directo”.
O desenho foi criado digitalmente, com a aplicação Wacom, revela-nos o artista português, e para já será apenas aplicada ao vinil: “Acho que vai haver merchandising em breve, mas com desenhos do André. Eu fiz apenas o design. (…) Eu, na verdade, sou mais designer do projecto do que propriamente ilustrador, o André faz desenhos mega nices”, garante ainda Bráulio Amado.
New Blue Sun já se pode ouvir em todas as plataformas. Na próxima semana, domingo dia 26, estará em destaque no programa Notas Azuis da Antena 3.