pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/09/2025

Dos GARFO aos AXES.

Braga acolhe mais uma edição do Pandemónio’s Jazz Fest em Outubro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/09/2025

De 17 a 19 de Outubro, Braga transforma-se na capital de um novo jazz que tem pautado pelo risco e inventividade. A edição deste ano do Pandemónio’s Jazz Fest procura valorizar esse ecossistema vibrante de criação e formação.

A programação principal é um reflexo fiel desta missão, funcionando como um diálogo entre a consagração e a descoberta. A curadoria, que confia à JAM – Jazz do Minho a abertura de cada noite com projectos locais, coloca, por exemplo, Quésia Carvalho Quarteto, em estreia, ao lado de projetos aclamados como os GARFO ou o trio do pianista italiano Tommaso Perazzo, contribuindo de forma directa para a manutenção e renovação da prática destas novas linguagens jazzística. Esta abordagem é coroada pelas jam sessions na Sé la Vie, momentos onde a barreira entre artista e público se dissolve, materializando o ideal de uma comunidade musical participativa e aberta. AXES, Rogério Francisco 4tet e Mané Fernandes são mais alguns dos nomes presentes no cartaz.

Antes mesmo do primeiro acorde se fazer escutar no Auditório S. Frutuoso, o festival já estará a semear o futuro. Iniciativas como o Concerto-Palestra e o Jazz no Intervalo, em parceria com a Escola de Jazz de Braga, levam este género musical directamente ao quotidiano dos jovens. Esta dimensão formativa, complementada pelo Jazz Music Market — um mercado que promove o contacto directo com editoras independentes —, revela uma compreensão profunda do que é cultivar um ecossistema cultural.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos