Depois de no ano passado ter lançado uma edição especial em papel que destacava os melhores discos dos últimos 40 anos da música portuguesa — e de ter promovido uma noite de celebração na MEO Arena, em Lisboa — a BLITZ encerra oficialmente as comemorações do seu 40.º aniversário com a publicação de uma revista dedicada à melhor música internacional das últimas quatro décadas.
Esta edição de 132 páginas, num formato XL e em papel melhorado, chegou às bancas esta terça-feira, 4 de Novembro. Além de eleger os 40 melhores discos internacionais editados desde 1984 — uma votação feita por um painel alargado de artistas, agentes, jornalistas e editores — a revista integra outros destaques que merecem atenção.
É o caso da republicação de uma entrevista feita a Dave Grohl em 1994, aquando da única passagem dos Nirvana por Portugal, uma vez que Nevermind foi escolhido como o melhor disco dos últimos 40 anos. Há também um destaque especial em torno de Dummy, dos Portishead, uma vez que o músico Adrian Utley prestou declarações sobre o emblemático álbum.
A lista dedicada à música portuguesa foi também alargada — desta vez, podem encontrar-se os discos que ficaram entre as 41.ª e 80.ª posições da lista, com textos sobre cada um dos projectos. A BLITZ fez também uma entrevista de vida ao apresentador Júlio Isidro, recentemente galardoado com um Globo de Ouro e que foi uma peça importante para a divulgação do universo rock português na década de 80; e um especial dedicado aos concertos de estádio, que voltaram em força ao país nos últimos anos e que aparentemente vieram para ficar.
Também é possível comprar esta revista online no site da BLITZ/Expresso, onde se podem conhecer mais informações.
