The Mountain é o título do trabalho que se segue nas contas dos Gorillaz e vai ser editado no dia 20 de Março de 2026. Pela primeira vez, a cartoonesca banda inglesa vai usar o seu próprio e recém-criado selo para carimbar a edição — Kong.
Desde o homónimo Gorillaz (2001) que o projecto liderado por Damon Albarn e Jamie Hewlett nos vem a surpreender com listas de convidados bem arrojadas nos seus discos. The Mountain não será excepção e vai contemplar participações de vários nomes de peso ainda em actividade, como Black Thought, IDLES, Omar Souleyman, Yasiin Bey, Johnny Marr, Kara Jackson e Bizarrap, mas também de outros que já partiram mas que deixaram forte pegada na história da música, como o baterista pioneiro do afrobeat Tony Allen, o rapper Proof, a lenda da soul Bobby Womack ou a eterna voz do pós-punk dos The Fall, Mark E. Smith.
Ao todo, The Mountain vai contar com 15 faixas em que, além do inglês, vamos também poder escutar versos em espanhol, árabe ou hindi. As gravações para o sucessor de Cracker Island (2023) decorreram em diversos pontos do globo, desde o Reino Unido até Índia ou Estados Unidos da América. Nas redes sociais, o grupo partilhou já a capa — onde podemos ver os membros da banda Murdoc Niccals, Russel Hobbs, 2D e Noodle numa jornada espiritual pela Índia — e a contracapa com os títulos de todas as faixas e os nomes dos respectivos convidados. “The Happy Dictator” é o primeiro single de avanço e conta com a participação dos Sparks.