pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/02/2022

De geração para geração.

Black Lives: compilação contra o racismo sistémico reúne mais de 60 músicos de todo o mundo

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/02/2022

A luta anti-racismo vai ter uma nova banda sonora: Jammin’colorS promove o encontro em disco de mais de 60 músicos negros vindos de todo o mundo em Black Lives: From Generation to Generation.

Têm entre 20 e 80 anos, são naturais dos mais diversos pontos do globo — dos EUA às Caraíbas; do continente africano ao europeu — e juntos dominam praticamente todo o tipo de instrumentos imagináveis e são capazes de se expressar nas mais variadas linguagens dentro da música negra, com especial foco no jazz e no afrobeat. Apesar de só 25 deles terem os seus nomes assinados na tracklist — os compositores –, foram mais de seis dezenas os artistas que contribuíram para as gravações dos 20 temas que compõem esta compilação, que começou a ser delineada por Stefany Calembert, da belga Jammin’colorS, como resposta ao assassinato de George Floyd, em 2020.

Por entre este enorme alinhamento encontramos alguns rostos familiares: do saxofonista e compositor da Blue Note Records Immanuel Wilkins ao baterista pioneiro do padrão rítmico do drum & bass Marque Gilmore, passando pela voz de Stephanie McKay (que ao longo das últimas três décadas se cruzou com produtores como Amp Fiddler ou Geoff Barrow, dos Portishead), os “cortes” de DJ Grazzhoppa (colaborador dos portugueses Blastah Beatz ou Mz Boom Bap) ou os dedilhados de Jean-Paul Bourelly (o guitarrista de Chicago tocou ao lado de gente tão distinta como Miles Davis, McCoy Tyner e DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince).

O lançamento de Black Lives: From Generation to Generation acontece no dia 25 de Março, nos formatos de vinil, CD e digital. O tema “Pre-Existing Conditions” já está disponível.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos