Dia 16 de Julho do próximo ano, Beth Gibbons vem até ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para apresentar o seu novo trabalho a solo, Lives Outgrown. Os bilhetes são colocados à venda esta sexta-feira, 22 de Novembro, e vão custar entre 24 e 75 euros.
Beth Gibbons ganhou a sua reputação como vocalista principal dos Portishead, banda de Bristol com um breve mas ilustre percurso discográfico, pautado pela mistura entre trip-hop, jazz e eletrónica, que teve o seu começo no início da década de 90 e lançou três álbuns clássicos e aclamados pela crítica — Dummy (1994), Portishead (1997) e Third (2008). A voz evocativa da cantora inglesa tornou-se sinónimo do tom melancólico e cinematográfico do movimento trip-hop, e para além do seu trabalho com os Portishead, colaborou com Rustin Man (Paul Webb dos Talk Talk) no álbum Out Of Season, de 2002, onde explorou um som mais acústico e inspirado pela folk.
O seu mais recente projecto trata-se de uma estreia em nome próprio. Editado em Maio deste ano pela Domino Recording Company, Lives Outgrown (2024) é um disco profundamente íntimo que reflecte uma década de desafios pessoais, incluindo temas como o luto e a menopausa. Gibbons distancia-se das marcas registadas do estilo dos Portishead, favorecendo arranjos orgânicos, composições mais aventureiras e sonoridades experimentais. O LP foi feito em colaboração com o produtor James Ford e o percussionista Lee Harris, apresentando uma instrumentação complexa — em que se incluem cordas, metais e outros elementos não convencionais, como serras e gravadores.