pub

Publicado a: 18/08/2015

Berlin Atonal: celebrar o techno numa central eléctrica abandonada

Publicado a: 18/08/2015

[TEXTO] Marie Dior

 

Para muitos Berlim será sempre sinónimo de Tresor. O “cofre” original, que infelizmente foi obrigado a fechar em 2005, localizava-se na clássica tourist trap, Potsdamer Platz, quase como um desafio à renovação constante da cidade a pensar na classe média/alta. Mas em 2007 o Tresor mudou-se. Numa central eléctrica renovada, a cinco minutos da estação de metro de Heinrich-Heine-Straße, o mítico clube de Dimitri Hegemann passou por uma espécie de renascença.

Anterior à lenda do clube, há a lenda do festival. Dos anos 80 até à queda do muro, o Atonal era um autêntico hub dos limites da música electrónica, industrial e experimental. Nomes como Psychic TV, Laibach, Coil e, claro, Einstürzende Neubauten, figuraram nos seus lineups. Felizmente para os menos cínicos, em 2013 o mítico festival de Dimitri Hegemann também passou por uma espécie de renascença.

Localizado desde então no interior da mesma fábrica onde se encontra o Tresor, na divisão que anteriormente albergava gigantescas turbinas e geradores eléctricos, o festival é agora uma espécie de parque de diversões anual para os amantes da secção mais académica da música de dança. Para além de contar com um cartaz de luxo, também se incluem no programa workshops, instalações vídeo e after-parties intensas no Tresor em si.

Este ano o lineup é incrível, como o tem vindo a ser desde 2013. Logo no primeiro dia, quarta-feira 19, conta-se com uma performance dos dois mestres do ambient, Max Loderbauer e Jacek Sienkiewicz – performance esta que conta com visuais do português Pedro Maia – e a premiere duma colaboração única entre Alessandro Cortini, conhecido pela sua participação nos Nine Inch Nails, e de Lawrence English, o homem por detrás da label de música experimental australiana Room40.

 


 


No dia 20, naquele que promete ser um momento alto do festival, actuam Kangding Ray e Barry Burns (acompanhados pelo baterista Merlin Ettore e o contra-baixista Robert Lucaciu) num espectáculo comissionado especialmente para o Atonal.

A sexta-feira oferece aos amantes do techno mais escuro um raro encontro entre Regis, curador da editora de culto Downwards, e Ancient Methods. Tocam com o nome de Ugandan Methods (para escutar acima), a fechar os concertos do dia.

No fim-de-semana será possível também ver a primeira reunião em vinte anos de Outside The Dream Syndicate, a colaboração seminal entre o mestre Tony Conrad e a banda de krautrock Faust. No domingo, um final verdadeiramente estonteante que conta com Lustmord ao vivo, um showcase do projecto A U R O R A de Ben Frost com MFO (para escutar abaixo) e, finalmente, um concerto imperdível de Clock DVA.

Todas as sessões de concertos são seguidas de noites clubbing de primeira no Tresor, contando com nomes como Abdulla Rashim, Shifted, Powell, entre outros.

O festival Atonal decorre entre os próximos dias 19 e 23 de Agosto, em Berlim. Ainda há bilhetes.

 

 

Os bilhetes para o Berlin Atonal estão disponíveis no site oficial.

Sigam os produções de Marie Dior na página oficial SoundCloud.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos