ROSALÍA deu hoje a conhecer a primeira amostra do seu próximo trabalho, LUX, com edição prevista para o dia 7 de Novembro. O tema chama-se “Berghain” e tem como convidados Björk e Yves Tumor.
O lançamento foi acompanhado por um videoclipe realizado por Nicolas Méndez, que apresenta a cantora espanhola em diferentes cenários e quase sempre rodeada por uma orquestra — segundo já tinha sido avançado, LUX contará com um forte contributo por parte da London Symphony Orchestra sob a direcção de Daníel Bjarnason. O norte-americano Yves Tumor estreia-se ao lado de ROSALÍA neste “Berghain”, enquanto que Björk repete a dose de “Oral”, a primeira faixa a juntar as vozes das duas artistas em 2023.
LUX prevê-se um projecto de contornos épicos e será o quarto álbum a solo para as contas de ROSALÍA, cujo último trabalho editado tinha sido MOTOMAMI em 2022. No novo longa-duração, ROSALÍA vai dividir o alinhamento por quatro capítulos e promete explorar um amplo espectro do seu lado emocional através de temáticas como a espiritualidade, a sensualidade e a dor. LUX terá um total de 18 canções, sendo que quatro delas serão exclusivas aos formatos físicos em vinil e CD. Carminho, Estrella Morente e Silvia Pérez Cruz são mais algumas das artistas convidados para este disco, cuja capa e tracklist já tinham sido desvendadas há uma semana.