pub

Publicado a: 16/01/2018

BBE vai lançar clássicos de house em vinil de 7″

Publicado a: 16/01/2018

[FOTO] Direitos Reservados

No próximo dia 26, a editora londrina Barely Breaking Even – em cujo catálogo se encontram clássicos de J Dilla, Pete Rock ou DJ Spinna – inaugura uma nova série dedicada a recuperar clássicos de house no formato de sete polegadas.

Foundations será o nome da nova etiqueta da BBE e contará com curadoria de DJ Spinna e de Kai Alce. A primeira edição recairá sobre o clássico “Brighter Days” de Cajmere, produtor de Chicago que o mundo hoje conhece como Green Velvet. Tradicionalmente, a house music sempre circulou no formato de 12″, o mais apropriado para acomodar as frequências mais graves e as durações mais dilatadas preferidas pelos DJs. Mas há uma razão para Spinna e Alce quererem ter clássicos house em 7 polegadas: “O meu interesse no formato de 7 polegadas é novo”, admite Kai Alce. “Toda a minha vida coleccionei maxis de 12 polegadas, de house e de disco. Mas fui inspirado por Jrocc, depois de ter tocado num dos eventos Crate Diggers do Discogs, para encontrar house em 7″, o que provou ser mais difícil do que eu estava à espera. A maior parte dos clássicos nunca esteve disponível nesse formato e os que existiam eram extremamente raros. por isso, eu e o Spinna estamos a tentar preencher esse vazio”.

Spinna: “Tocar com singles tornou-se uma nova fonte de excitação para muitos DJs e embora tenham sido muitas vezes re-impressos noutros formatos, alguns clássicos house nunca estiveram disponíveis em vinil de 7 polegadas. Enviámos uma lista de desejos à BBE e o resto é história”.

Como é óbvio, esses clássicos terão que ser “editados” antes de caberem no mais compacto formato de 7 polegadas: 2Quando criámos os edits”, confirma DJ Spinna, “tentámos imaginar que estávamos a trabalhar para a editora original e que estávamos a cortar o ‘edit de rádio’. O objectivo: manter intacto o âmago da faixa e ao mesmo tempo reduzir a duração para se poder encaixar neste formato”.

A primeira edição, disponível já a partir de 26 de Janeiro, faz-nos recuar até 1992, quando Cajmere conseguiu chegar ao número 2 da tabela de dança da Billboard com “Brighter Days”, tema que conta com a voz de Dajae. No single há um edit de Kai Alce para a remistura dos Masters at Work do clássico de Cajmere. No lado B encontra-se uma “Underground Goodies Mix” que DJ Rashad aponta como uma inspiração para a criação do som do footwork.

O single pode ser encomendado directamente no site da BBE.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos