pub

Publicado a: 03/05/2017

Batida traz O Contentor Roubado até ao Village Underground Lisboa

Publicado a: 03/05/2017

[FOTO] Direitos Reservados

Batida vai inaugurar uma residência no Village Underground Lisboa. O Contentor Roubado aterra no espaço lisboeta no dia do seu terceiro aniversário, a 6 de Maio, e pretende ser uma peça de exposição em constante mudança. A residência de Pedro Coquenão neste espaço artístico vai estender-se até ao dia 6 de Novembro.

N’ O Contentor Roubado, o artista viaja ao passado para trazer até àquele espaço as suas memórias do tempo em que emigrou para Portugal. Na nota enviada à imprensa, o artista relembra essa época: “Nasci no Huambo, cheguei bebé e cresci nos arredores de Lisboa, a ouvir falar de coisas que iam chegando em ‘contentores’. Algumas chegavam mesmo; outras nunca chegaram. Ouvi falar de um contentor que ‘tinha sido roubado’ e com isso ‘coisas ficaram perdidas para sempre’. Tal como a promessa de retornar.”

Com o objectivo de criar “pelo menos um disco” no processo, o trabalho que vai realizar no contentor pode também servir de inspiração para outros elementos artísticos como a dança ou imagens. Recorrendo a essa lembrança que recupera em O Contentor Roubado, Pedro Coquenão explica ainda como o ‘seu’ espaço vai ganhar forma: “Quero tentar reconstruir essa memória, criar uma nova, preenchendo e compondo um contentor vazio. Começo com a mala da minha primeira viagem para Lisboa e alguns dos objectos que chegaram depois: uma cama, uma reserva de água, um aquecedor – porque cá faz muito frio – e um rádio”, deixando em aberto a possibilidade de se deixar influenciar também pelo que se vai passando no exterior do contentor. “Tenho a porta semi-aberta a quem quiser contribuir com uma peça e interferir no resultado final”, apela. É por isso uma exposição dinâmica que pode ir sempre ganhando novos contornos com base no imprevisto.

No dia em que Batida “abre” o contentor, Karlon será o artista em destaque para celebrar o terceiro ano de vida do Village Underground Lisboa. O rapper vai apresentar o seu último álbum, Passaporti, numa festa marcada por várias exposições, workshops e desportos radicais. A entrada é livre durante o dia e, entre as 23h e as 6h, tem um preço de admissão de 10€.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos