A cidade de Barcelos volta a ser palco de uma nova edição do Barlos no próximo dia 27 de Setembro, transformando o seu centro histórico num espaço de diálogo entre a herança artesanal e as expressões artísticas contemporâneas. O evento, de acesso gratuito e com início às 10 horas da manhã, oferece um programa alargado que vai muito além da música, incluindo exposições, residências de criação, oficinas, performances e feiras.
Os concertos serão assegurados por um par de bandas que têm trazido um som disruptivo face ao que tem sido a norma nacional dos últimos anos. Os Marquise, colectivo nortenho com profundas influências no rock alternativo dos anos 90, partilham palco com os portuenses Conferência Inferno, trio que navega pelos caminhos crus e não sinuosos do pós-punk e da new wave. A cabine de DJ que alimenta a pista de dança do evento ficará entregue a dois nomes fundamentais da música electrónica actual: o produtor barcelense Jayde, conhecido pelas suas fusões de breakbeat, UK bass, techno e afro-futurismo, e Reina del Mar, que promete um set onírico e imprevisível, atravessando géneros como o jungle, o dubstep e o R&B.
Para além dos palcos, o Barlos consolida a sua missão de cruzar tradição e inovação através da promoção da prática do artesanato, tanto na forma de residências artísticas como de oficinas que levam o público a colocar “as mãos na massa”. O programa inclui ainda sessões de rádio (via Barlos FM), exposições, feiras ou refeições temáticas.