pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/08/2024

O evento acontece entre os dias 12 e 15.

Barcelos volta a receber o Jazz ao Largo em Setembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/08/2024

O festival Jazz ao Largo está de volta à cidade de Barcelos entre 12 e 15 de Setembro. A programação divide-se entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente e o claustro da câmara municipal. Ao todo, haverá seis actuações de artistas portugueses e internacionais.

Um dos principais espectáculos junta o baixista Jim Barr (dos emblemáticos Portishead e também dos Get the Blessing) ao guitarrista Ómar Gudjónsson (dos ADHD) e ao baterista Matt Brown (colaborador de Gregory Porter, Rodriguez ou de This is the Kit). Este trio inédito apresenta em Barcelos os resultados de uma residência artística que vai decorrer no Theatro Gil Vicente nos dias que antecedem o concerto. Trata-se de uma performance “única e irrepetível” que serve como mote para celebrar o nono aniversário do Jazz ao Largo.

Outra das actuações a não perder marca o regresso do baterista e compositor norte-americano Jim Black a Barcelos. Músico de vanguarda do jazz, com propensão para texturas rock, traz o seu projecto The Shrimps, no qual une forças com o saxofonista alto dinamarquês Asger Nilssen, com o saxofonista tenor alemão Julius Gawlik e com o baixista alemão Felix Henkelhausen.

O australiano Jim White elemento de Venom P Stinger, Dirty Three e Xylouris White é conhecido pela forma criativa como usa a bateria. O seu talento levou-o a trabalhar, entre outros, com nomes como Cat Power, PJ Harvey e Bill Callahan. Já Marisa Anderson, que em nome próprio domina a folk e os blues, é uma guitarrista norte-americana conceituada e reconhecida pela inovação que o seu trabalho carrega. Juntos, White e Anderson formam The Quickening, uma dupla vanguardista e exploratória que recorre à técnica como principal ferramenta para desbravar caminhos sonoros e criativos distintos. É outro dos concertos que o público em Barcelos vai poder presenciar.

O Jazz ao Largo inclui ainda uma actuação do francês Pierre Bastien, especialista em maquinaria musical e orquestras mecânicas, e que desde os anos 80 apresenta a sua música em performances a solo e colaborativas ou através de instalações sonoras. Ao longo do seu prolífico percurso, colaborou com Pascal Comelade, Pierrick Sorin, Karel Doing, Robert Wyatt ou Issey Miyake.

Vale ainda a pena referir o concerto que une Mário Laginha a Maria João, duas das maiores referências do jazz português, que juntos já gravaram mais de uma dezena de discos. Nesta performance percorrem mais de 20 anos de trabalho conjunto, desde o mais recente Iridescente até a projectos anteriores como Chocolate, Tralha, Chorinho Feliz ou Fábula.

O festival fica concluído com a apresentação do Ensemble JAL (Jazz ao Largo), composto por músicos locais, sob direcção da Porta-Jazz. Todos os espectáculos são de entrada gratuita. Em baixo podem consultar os dias, horários e locais de cada um:

[12 Setembro, 22h00, no Largo Dr. Martins Lima]
Jim Barr, Matt Brown & Ómar Gudjónsson 

[13 Setembro, 22h00, no Largo Dr. Martins Lima]
Jim Black & The Schrimps

[14 Setembro, 17h00, no Claustro CM Barcelos]
Jim White & Marisa Anderson

[14 Setembro, 22h00, no Largo Dr. Martins Lima]
Maria João & Mário Laginha

[15 Setembro, 17h00, no Theatro Gil Vicente]
Pierre Bastien

[15 setembro, 18h30, no Autocarro TUBA]
Ensemble JAL


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos