O Auditório de Espinho reforça a sua programação internacional com dois momentos marcantes: no dia 11 de Abril, a Orquestra de Jazz de Espinho (OJE) recebe o saxofonista inglês Seamus Blake e o trompetista norte-americano Hermon Mehari para o espectáculo “Miles & Coltrane: ♩=100”, sob a direcção de Eduardo Cardinho e Paulo Perfeito; já a 9 de Maio, a violinista cubana Yilian Cañizares estreia-se na cidade com o seu trio, composto por Inor Sotolongo (percussão) e Childo Tomás (baixo), para apresentar o seu mais recente trabalho discográfico, Vitamina Y.
“Miles & Coltrane: ♩=100” surge como uma homenagem ao centenário de dois vultos que redefiniram a linguagem musical do século XX: Miles Davis e John Coltrane. A presença de Seamus Blake e Hermon Mehari em palco visa recriar a cumplicidade histórica do First Great Quintet e a revolução modal de obras como Kind of Blue, mergulhando na busca incessante pela inovação que caracterizou ambos os músicos. Com arranjos que equilibram a introspecção lírica de Miles e a intensidade exploratória de Coltrane, este concerto da OJE promete ser uma viagem repleta de técnica e sensibilidade por um dos períodos mais influentes da história da música.
Por sua vez, o concerto de Yilian Cañizares traz a Espinho a energia vibrante de Vitamina Y, um álbum gravado em Cuba e editado neste mesmo mês de Fevereiro, que celebra a mescla cultural da artista. O disco foi concebido como uma “dose de energia vital” para a alma, um manifesto de resiliência e optimismo que reconhece a força da comunidade e a sabedoria herdada dos antepassados. Musicalmente, o projecto expande horizontes ao incluir instrumentos como a kora senegalesa e o guembri marroquino, criando um diálogo orgânico entre jazz, música clássica, tradições de África e herança espiritual afro-cubana.