pub

Publicado a: 02/03/2016

Ativistas angolanos urgem Gabriel o Pensador a recusar convite para actuar em Luanda

Publicado a: 02/03/2016

[FOTO] Direitos Reservados

 

Através da plataforma online Central Angola, vários activistas angolanos escreveram uma carta aberta que pede a Gabriel o Pensador que se recuse a actuar no festival Sons do Atlântico, que acontece este sábado, 5 de Março, em Luanda.

“A razão que nos rege na escrita desta carta radica no facto de que existem presos políticos em Angola, o país que realizará o festival denominado Sons do Atlântico, evento para o qual você foi convidado e, ao que tudo indica, participará, sendo uma das maiores atracções do mesmo”, pode ler-se na carta aberta ao rapper brasileiro.

Além de Gabriel o Pensador, actuam no festival músicos como o britânico Craig David ou o angolano C4 Pedro, entre outros artistas. Mas foi ao rapper do Rio de Janeiro que os activistas decidiram apelar.

“Gabriel o Pensador inspirou uma geração de rappers de intervenção social e política de Angola. Alguns desses artistas estão hoje presos por defender as mesmas ideias que você vem apregoando ao longo da sua respeitável carreira e, seguramente, um posicionamento público de um artista com a sua trajectória, condenando as restrições de liberdade e violações dos direitos humanos a que são diariamente sujeitos, lhes traria algum alento”, argumentam, numa referência a Luaty Beirão, cujo nome artístico é Ikonoklasta,preso desde Junho de 2015. A situação do músico e activista tornou-se mais conhecida junto da comunidade internacional depois da greve de fome que durou 36 dias.

“Por esse motivo, e em nome de todo o angolano perseguido, injustiçado e martirizado pelo seu próprio governo, pedimos-lhe que não participe no festival Sons do Atlântico (…) As pessoas que prezam e defendem a dignidade da pessoa humana, a liberdade, a justiça, a democracia, a solidariedade, a paz e o progresso da Humanidade não pactuam com regimes ditatoriais e suas práticas retrógradas. E nós estamos certos de que Gabriel o Pensador é uma destas pessoas, por isso lhe pedimos que não participe neste festival”, terminam desta forma a carta. Entre os 27 subscritores está o rapper angolano MCK, conhecido pelas suas lutas políticas e sociais. Até ao momento, não houve nenhuma reacção pública de Gabriel o Pensador.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos