Desde a segunda semana de Janeiro que o estado norte-americano da Califórnia, e sobretudo a área metropolitana da cidade de Los Angeles, tem sido vítima de uma série de incêndios florestais que, até ao momento, já provocaram 27 vítimas mortais e milhares de deslocados, com muitas habitações e infraestruturas perdidas nas chamas.
Como forma de apoiar os músicos afectados pela catástrofe (Madlib foi um deles), mas também as famílias afro-americanas que tiveram de deixar as suas casas, a editora local Leaving Records lançou uma compilação solidária que serve como pretexto para uma recolha de doações financeiras.
Entre as 98 faixas incluídas no alinhamento, existem temas de nomes como André 3000, Brijean, Carlos Niño, Daedelus, Eddie Chacon, J Rocc, John Carroll Kirby, Julia Holter, Kenny Segal, KMRU, Laraaji, Miguel Atwood-Ferguson, Mndsgn, Photay, Sam Wilkes, Samiyam ou Steve Spacek, entre tantos outros.
“Cura pessoal e coletiva, recuperação ecológica, transcendência espiritual, comunalidade radical — essas preocupações estão entrelaçadas no portfólio e no catálogo da Leaving. Nunca na história da editora ela foi tão convocada a celebrar e implementar esses princípios. Embora talvez ainda não saibamos o que a ‘esperança’ realmente seja, sabemos que a temos em algum lugar. Sabemos que está na solidariedade, e sabemos que está na música”, pode ler-se num texto assinado por Emmett Shoemaker que acompanha a edição.