Aphex Twin partilha nova série de demos no SoundCloud

Em finais de Janeiro, na ressaca do lançamento de Syro, Aphex Twin aka Richard David James (RDJ) disponibilizou na sua conta SoundCloud – user48736353001 – mais de uma centena de demos-nunca-antes-ouvidas produzidas, na sua maioria, nas décadas de 1980 e 90. Ontem, o britânico voltou a rechear o SoundCloud com mais uma série de assinaláveis produções dos primeiros tempos enquanto produtor, somando-se assim um lote de mais de 150 demonstrações.

Por altura das primeiras releases na plataforma, gerou-se um (razoável) cepticismo quanto à autenticidade dos sons. Contudo, a FACT, apoiada pelo thumbs up da editora Planet Mu, garante que isto é a valer e que se trata realmente das primeiras brincadeiras de tons electrónicos de Richard David James.

A história do user48736353001 conta-se através de uma conversa singular entre dois indivíduos que, na realidade, são a mesma pessoa – o próprio RDJ. Explicando: a conta SoundCloud inicial tinha por nome user4873635301 (reparem que tem menos um zero), a mesma que deixou o seguinte comentário na track Aphex Twin’s ‘Diskhat ALL Prepared1mixed [snr2mix]: “Gostava de conhecer o full setup para esta música, brilhante mesmo. Adoro as tuas cenas de ’90, eu próprio estava a fazer coisas semelhantes na mesma época, mas desconhecia-te. Eu também tenho 43 anos :) Vou colocar no SoundCloud em breve, limpar o pó de algumas cassetes e DAT’s antigas.”

A resposta não se fez esperar: “boa cena, gostaria de ouvir mais.” Ora, todos estes comentários foram partidas provocadas pelo próprio Aphex Twin através de uma conta-espelho no SoundCloud. No final de toda esta provocação, RDJ migrou a conta para user48736353001 (lá está o zero a mais) onde hoje se pode ouvir o primário acervo de produções do britânico.

Com mais de 150 demos soltas na internet, conseguir manter o ritmo quanto à história que cada uma encerra é uma tarefa árdua. Foi por isso que um grupo de fãs do produtor de Limerick, Irlanda, criou um Google Doc com todas as anotações pertinentes sobre as demos depositadas no SoundCloud.

Abaixo (e acima) estão as mais recentes demonstrações auditivas de Aphex Twin. Para absorverem todas as early productions, visitem o SoundCloud do user48736353001.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team