Apathy, rapper do Connecticut que integra Demigodz e Army of the Pharaohs, acaba de editar o sucessor de Coonecticut Casual de 2014 – Handshakes With Snakes, que sai com selo da mesma Dirty Version Records que tem lançado os seus discos nos últimos cinco anos.
O novo álbum de Apathy inclui uma dúzia de novas canções, além da intro, onde se encontram participações de gente como Ras Kass & O.C., Celph Titled & Pumpkinhead (o MC que faleceu exactamente há um ano e que merece aqui uma sentida homenagem), Oh No & Kappa Gamma ou Twista & Bun B – um verdadeiro “quem é quem” de um certo tipo de underground.
este é, de certa maneira um álbum sobre o próprio hip hop, com muitos rappers a serem mencionados nas letras. No tema de abertura, “Pay Your Dues”, sobre um sample das Supremes de Diana Ross, Apathy rima “Wanna be J Cole / Or maybe Kendrick Lamar / You can’t duplicate it / replicate the make up of a star”. Em “Rap is Not Pop” os nomes de Preemo, Kool G Rap, Freddie Foxxx ou Public Enemy são igualmente mencionados e no tema “Charlie Brown” é a vez de Nas ou A Tribe Called Quest surgirem como elementos da rima: Apathy continua a reclamar um certo papel de consciência de uma cultura que vive hoje dias de efervescência, incluindo comercial, algo que este MC parece rejeitar.
Recorte boom bap clássico, flows elegantes a apontarem para a era dourada das matemáticas aplicadas à rima dos anos 90: a receita de Apathy é já bem conhecida, mas executa com a mesma graça de sempre em Handshakes With Snakes.
Para ouvir aqui mesmo.