pub

Texto: ReB Team
Ilustração: Direitos Reservados
Publicado a: 27/06/2019

O disco foi originalmente editado pela Valentim de Carvalho.

António Barreiros (Golden Pavilion): “CTU é o enfant terrible na música portuguesa”

Texto: ReB Team
Ilustração: Direitos Reservados
Publicado a: 27/06/2019

A Golden Pavilion vai reeditar CTU dos Telectu. A nova edição em vinil pode ser encomendada no site da editora — os exemplares serão enviados a partir de dia 11 de Julho.

Em declarações ao Rimas e Batidas, António Barreiros, o homem do leme do selo português que funciona online, explicou as razões que o levaram à reedição do álbum criado pela dupla Vítor Rua e Jorge Lima Barreto e lançado em 1982 pela Valentim de Carvalho:

“A primeira vez que se ouve o CTU dos Telectu, é sempre uma surpresa, porque não existem correspondências evidentes, referências óbvias. O álbum parece existir numa esfera própria, um pouco como os filmes do Tarkovski, o Bali-Agúng do Eberhard Schoener, ou a invenção de Morel do Adolfo Byo-Casares. CTU é o enfant terrible na música portuguesa e é justamente por isso que merece a nossa atenção. Gostamos de obras que são abrangentes dessa forma, sem pretensões, mas com uma componente literária e cinematográfica, obras que fogem à definição e deixam um rasto permanente com tendência a renascer décadas mais tarde nos sons e ritmos de outros músicos. CTU não é apenas uma improvisação ou uma tentativa de fazer algo ‘diferente’, de galgar terrenos inexplorados. CTU é estranhamente sincero, e foi isso que nos seduziu, que nos levou a ouvir melhor e mais atentamente este disco que continua eternamente a escapar, por ser tão indefinível.”

A matriz desta nova versão foi feita a partir das fitas originais e constitui a primeira reprensagem em vinil desde o lançamento original no arranque dos anos 80. As notas de capa ficaram a cargo de Rui Miguel Abreu que para o efeito entrevistou Vítor Rua, membro sobrevivente da histórica dupla que é indissociável da história da electrónica nacional. Se ainda não conhecem o disco seminal, que foi inspirado pela obra do escritor Philip K. Dick, podem ouvi-lo em baixo:


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos