Amerigo Gazaway recria sample clássico dos Wu-Tang… com instrumentos reais

O produtor norte-americano Amerigo Gazaway, notório pelos projectos de mash-up que nos últimos anos tem vindo a disponibilizar numa muito bem recheada página Bandcamp, lançou um novo trabalho em que pretende recriar samples clássicos de hip hop usando instrumentação real: “C.R.E.A.M.”, dos Wu-Tang Clan, faixa de que se assinala agora o 25º aniversário, foi a primeira eleita.



O tema produzido por RZA é notório por usar um pequeno sample de um tema dos Charmels datado de 1967. O “loop” desenhado pelo produtor dos Wu-Tang dispensa quaisquer adições e é um dos mais notáveis exemplos de economia e eficácia nos domínios da produção clássica de hip hop, provando que o excerto certo pode ser mais do que suficiente. O original dos Charmels, lançado na etiqueta Volt, troca hoje de mãos por valores em torno dos 500 euros.

No vídeo do primeiro episódio das Live Sessions, Amerigo recria a linha de piano, o baixo e a guitarra, bem como o padrão rítmico que sustenta o tema em que se disserta sobre o poder do dinheiro: “dollar dollar bill, y’all”.

O produtor tem conquistado notoriedade com os projectos em que reinventa clássicos dos De La soul, Gang Starr, Pete Rock & CL Smooth ou, entre vários outros artistas, Lauryn Hill.


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu