Alex Ball percorre a história dos sintetizadores ARP em cerca de duas horas de documentário

[FOTO] Direitos Reservados

Electromotive – The Story of ARP Instruments é o título do novo documentário de Alex Ball que percorre a história dos emblemáticos sintetizadores da empresa fundada por Lewis G. Pollock, David Friend e Alan Robert Pearlman (cuja iniciais formam o nome da marca). Os dois últimos estão entre o leque de convidados nas quase duas horas de filme.

Foi o principal concorrente dos Moog durante os anos 70 mas o seu mediatismo ficaria limitado à sombra do afamado fabricante de maquinaria musical. É precisamente longe das luzes dos holofotes que se criam condições propícias ao culto e, aliado à sua enorme qualidade, os teclados da ARP mantiveram sempre uma grande reputação entre os músicos e produtores que amam sintetizadores. Desde o final dos anos 60, a empresa de Massachusetts deu a conhecer mais de duas dezenas de modelos diferentes ao mercado, até abrir falência em 1981. Já no presente século, em 2015, Korg trabalhou junto de David Friend e Alan Pearlman para a ressurreição do famoso ARP Odyssey. Nestes mais de 50 anos de história, nomes como Stevie Wonder, Kraftwerk, Aphex Twin, The Who, David Bowie, Jean Michel Jarre ou Vangelis notabilizaram-se aos comandos dos seus artefactos.

A peça documental, que pode ser assistida gratuitamente no YouTube, recupera a história dos principais modelos da ARP e conta com contribuições musicais de Don Muro, Lisa Bella Donna, Alex Ball, David Baron, Drew Schlesinger ou Marko Ettlich para a sua banda sonora. Além das entrevistas a dois dos três fundadores da marca, também Phil Dodds, Jeremy Hill, David Fredericks e Dina Pearlman (a actual presidente da Alan R. Pearlman Foundation) prestam alguns depoimentos que contribuem para construir a narrativa de Electromotive – The Story of ARP Instruments.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team