Vem aí a compilação Passages: Artists in Solidarity with Immigrants, Refugees, and Asylum Seekers, um projecto que reúne uma impressionante lista de artistas a demonstrar o seu apoio aos imigrantes, refugiados e aos que buscam asilo.
O LP, que chega às plataformas digitas e ao vinil a 5 de Dezembro pela editora independente Western Vinyl, tem como objectivo angariar fundos para duas organizações sediadas no Texas: a American Gateways e a Casa Marianella, ambas dedicadas a fornecer serviços legais, abrigo, acesso à saúde e outros apoios essenciais para estas comunidades. Os produtores do projecto, Emilie Rex e Rick Alverson, incentivaram os participantes a gravarem as suas músicas num “lugar que lhes transmitisse a sensação de lar”, sublinhando que “o lar, tal como o conhecemos, está sob ameaça.”
A compilação é liderada por contribuições originais de alguns nomes consagrados no cenário musical alternativo. Alan Sparhawk, conhecido pelo seu longo trajecto na banda Low, abre a tracklist com “No More Darkness”, uma das canções já disponibilizadas e que, nas suas palavras, “surgiu da luta para saber o que dizer a alguém que está a passar por um momento difícil”. “A Place For Us”, de Benjamin Booker, é o outro avanço que pode ser escutado previamente. A colectânea também inclui “Everybody Is”, da promissora artista St. Panther, e “Country”, uma peça instrumental do aclamado produtor experimental Daniel Lopatin, mais conhecido por Oneohtrix Point Never. Lonnie Holley, Erik Hall, Dirty Projectors, Lambchop e Tim Heidecker são mais alguns dos criadores sonoros recrutados para Passages.