pub

Fotografia: Campbell Addy
Publicado a: 28/05/2021

Na última sexta-feira de cada mês, Miguel Santos escreve sobre artistas emergentes que têm tudo para tomar conta do mundo da música.

Abram alas para… cktrl

Fotografia: Campbell Addy
Publicado a: 28/05/2021

2018. Jovens deliciam-se com as pastilhas mais higiénicas de sempre e Kendrick Lamar torna-se no primeiro artista não oriundo dos círculos da música clássica ou do jazz a ganhar um prémio Pulitzer pelo seu trabalho no aclamado DAMN. Pelas terras de Sua Majestade, cktrl lança Songs4girls, um conjunto de temas em que colabora com artistas negras emergentes, criando uma paisagem sonora refrescante, progressiva e com uma mensagem que se estende para além das suas letras bem cantadas. 2020. As ruas estão vazias, há um vírus à solta. Confinados, (felizmente) os ouvidos estão a abarrotar. Pelos subúrbios de Londres, um desgosto amoroso inspira cktrl a apresentar um projecto marcadamente diferente daquilo que o antecedeu: o seu arrebatador EP Robyn é uma exploração sónica de um coração partido, fielmente traduzido num jazz minimalista e extremamente íntimo. 

A viagem musical de Bradley Miller começou em casa, em Lewisham. Quando teve o seu primeiro sistema hi-fi, o pai prendou-o com dois CDs, um de Bob Marley e outro de Michael Jackson. Gostava da escrita de canções num dos álbuns, das batidas no outro, e declara que o seu objectivo era encontrar um meio-termo entre os dois. As inspirações distantes dizem-nos muito sobre o eclectismo da sua música, e aliado à sua experimentação nas batidas está um gosto pelos instrumentos de sopro: começou por aprender clarinete e mais tarde o saxofone. Ouvimo-los de forma mais esporádica desde o início da sua carreira, no EP The Fall lançado em 2015 ou em “Secrets” do EP Colour apresentado em 2019. Conferem um aspecto mais orgânico a um universo maioritariamente electrónico, sem nunca ofuscarem a sua abordagem distinta à produção musical.



Apesar de ser maioritariamente desconhecido do público geral, a sua singularidade não passa despercebida na indústria musical e estende-se para além do seu universo. Prova disso são os artistas com que já trabalhou: nomes como Sampha, Bianca Saunders, Virgil Abloh já colaboram com Miller, que conta também com uma participação no álbum visual Black Is King de Beyoncé. Mais recentemente, podem ouvir o seu trabalho (e ver o seu autor) no filme de apresentação da colecção Outono/Inverno 2021 da designer Priya Ahluwalia. Face a tais explorações interplanetárias, é impossível negar o artista completo e multifacetado que Miller mostra ser. 

cktrl consegue dizer muito com muito pouco. O seu espólio musical não é especialmente extenso, mas tal não se deve a preguiça ou inacção, mas sim a uma decisão consciente de manter a música em segredo. “Tenho cerca de 600 músicas em privado no SoundCloud neste momento”, refere no texto de apresentação da One House. E Robyn é especialmente marcante porque consegue dizer tanto em tão pouco tempo. São quatro músicas divididas por 17 minutos de pura reflexão, tanto do autor como do ouvinte. E certamente que acompanharemos com agrado e expectativa o lançamento das outras 596. 


pub

Últimos da categoria: Abram alas para...

RBTV

Últimos artigos