Voltarão a ser os dias do jazz, na Festa do Jazz que, de 6 a 8 de Dezembro, trará ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém 9 concertos no programa da 22.ª edição. Também no âmbito desta programação, há ainda o Encontro Nacional de Escolas, no Museu dos Coches (nesta edição com 12 escolas de música nacionais), os anuais Prémios RTP / Festa do Jazz, e ainda a apresentação do projecto Jazz Panorama Portugal, a 4 de Dezembro, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa. Ao todo, três locais para celebrar a linguagem do jazz, num evento uma vez mais promovido pelo Sons da Lusofonia e que este ano conta com a curadoria de Mariana Dionísio e João Barradas.
A anunciada edição arranca dia 6 (sexta-feira) com o concerto da estreia portuguesa de SARĀB, uma miragem em árabe, um sexteto parisiense de músicos franco-sírios, um cruzamento das sonoridades indo do jazz à música árabe tradicional. Foram destaque na edição deste ano do WOMEX em Manchester.
Na tarde de dia 7 (sábado) o programa far-se-á de Sonic Tender, trio de Guilherme Aguiar, João Carreiro e João Valinho, espectáculo a que se seguirá a estreia do aguardado duo da pianista Joana Sá e a voz helénica de Savina Yannatou. Essa noite trará ainda a estreia em Portugal do Liv Andrea Hauge Trio (Noruega) — vencedor dos Zenith Awards’24 de 2024 na categoria de Artistas Emergentes. O saxofonista inglês Andy Sheppard e o pianista americano Aaron Parks, ambos radicados em Portugal, terão honras de fecho do palco nesse dia, num concerto exclusivo para a Festa do Jazz.
O dia 8 (domingo) arranca com a ligação efectiva entre o jazz, o hip hop e a palavra dita, com o colectivo Jazzopa, que percorre os caminhos multiculturais emergentes e tem promovido jovens artistas no seu reduto. A tarde que se fará outras das estreias em palcos portugueses com o trio de Wajdi Riahi (Egipto/Bélgica), outros dos cruzamentos esperados entre o norte de África e o Jazz. No turno da noite, escutar-se-á pela primeira vez “Reperio”, peça para vibrafone encomendada a Duarte Ventura — uma descoberta. O encerramento das festividades junta o Ensemble Festa do Jazz que será comandado pelo saxofonista João Mortágua e contará com o saxofone tenor de Bernardo Tinoco, as flautas de Clara Saleiro, o piano de José Martins, o contrabaixo de Francisco Brito e a bateria de João Pereira.